Presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE), António Henriques da Silva, vai intervir na 6ª Reunião Anual da AEZO, durante a Sessão Anual do Encontro das Zonas Económicas Africanas.
POC Notícias: Fábio Domingos
Foto: D.R
O evento decorrerá em Accra, no Gana, no próximo dia 25 de Novembro, a partir das 14h. Segundo uma nota de imprensa que o POC Notícias teve acesso, o PCA durante a sua intervenção “terá nova oportunidade para salientar o arrojo empresarial e a solidez empreendedora que presidem à gestão da Zona Económica Especial Luanda/Bengo.
“O sucesso da ZEE, que se tornou referência na sub-região em que está integrada a República de Angola, deve-se às condições únicas proporcionadas aos investidores e empreendedores como o fácil acesso a infra-estruturas rodoviárias de alta qualidade, rede de transportes própria, localização próxima do novo aeroporto de Luanda, segurança, abastecimento fiável de energia, água e combustíveis, conectividade a rede de fibra óptica de alta tecnologia, apoio administrativo e um regime tributário especial com reduções significativas”, lê-se no comunicado.
Com uma área superior a 4700 hectares, no distrito de Viana, a ZEE engloba 132 projectos industriais e comerciais sendo que 75 estão em funcionamento pleno, 11 estão em fase de reestruturação, 7 aguardam pela conclusão do processo de privatização, 1 está pronta a iniciar a actividade produtiva, 18 estão em fase de construção e 20 em fase de implantação de projecto. 60% dos projetos são relativos a fábricas, 25% a estabelecimentos comerciais e 10% a serviços.
Recorde-se que o PCA da ZEE, Antonio Henriques Da Silva, é um executivo sénior, com mais de 22 anos de experiência de gestão em diversos sectores, públicos e privados, como o dos Petróleo e Gás, Telecomunicações, Televisão e Indústria.