Entidade criada para gerir activos tóxicos do maior banco público angolano tem pela frente um volume de crédito malparado que ultrapassa, de longe, activos de vários bancos angolanos. Desde o início do ano, gestora só conseguiu resolver 16 mil milhões do total de 1,2 biliões de Kwanzas incobráveis.
POC Notícias: Elmar Magno (geral@pocnoticias.ao)
Foto: D.R
A Recredit, instituição criada para resolver os activos tóxicos do Banco de Poupança e Crédito (BPC) junto dos seus clientes, só conseguiu ainda recuperar, desde o início deste ano, 16,44 mil milhões, correspondentes a pouco menos de 1,2% do total da carteira de crédito malparado, de acordo com cálculos do POC-Notícias, com base no balanço de recuperação trimestral da instituição.
Até Dezembro do ano que corre, a meta da Recredit é recuperar 19,8 mil milhões Kz, valor nada substancial, considerando o grosso de dinheiro ainda por se recuperar. O valor acumulado até Setembro deste ano cifrou-se nos 83% do previsto para 2021, conforme as contas deste portal.
O documento não faz referência sobre quais os principais activos do BPC que foram recuperados, mas cerca de 71% da carteira de crédito sob dívida está concentrada em 20 maiores devedores que pertencem aos sectores da construção e comércio.
Depois de ter sido reestruturada em 2020 através do Despacho Presidencial 133/19, de 22 de Julho, a Recredit passou a ser uma entidade exclusivamente focada na gestão e recuperação de créditos malparados do BPC, com o valor de exposição total de cerca de 1,24 biliões de Kz, no horizonte de 10 anos, concretamente de 2020 – 2029.
Contas feitas, o POC-Notícias apurou que, desde 2020 em que iniciou o processo, a Recredit já recuperou para o BPC um acumulado de 21,37 mil milhões de Kz, o que representa apenas 1,7% do total de 1,24 biliões de Kz.
Do total dos processos em recuperação, 28% estão a ser tratados no tribunal, enquanto que os restantes 72% estão em negociação activa.
“Contas feitas, o POC-Notícias apurou que, desde 2020 em que iniciou o processo, a Recredit já recuperou para o BPC um acumulado de 21,37 mil milhões de Kz, o que representa apenas 1,7% do total de 1,24 biliões de Kz”
Com base nisto, a Recredit espera recuperar para o próximo trimestre cerca de 13 mil milhões Kz, dos quais 7 mil milhões Kz incluem propostas de amortização em análise, 5 mil milhões Kz representam propostas aprovadas com acordos celebrados entre a instituição e os devedores, ao passo que 699 milhões Kz referem a propostas aprovadas.
1 comentário
Não acredito muito que isso venha acontecer…