Catalisar a produção doméstica, melhorar o escoamento e logística da produção agrícola e industrial, são alguns dos aspectos importantes do Corredor do Lobito (CdL), no processo socioeconómico de Angola e da SADC, assim que o mesmo estiver operante.
O Corredor do Lobito – (CdL) deverá ter um papel crítico no contexto socioeconómico de Angola e da SADC. No Lançamento do Concurso Público que visa encontrar o novo gestor privado do CdL, na passada quarta-feira, foi referido que com a entrada em funcionamento do CdL, o mesmo poderá facultar o acesso logístico eficiente para exportação de minério e importação de bens críticos de consumo para o interior (hinterland de Angola e da região), terá o papel de catalisador da produção doméstica, melhorando o escoamento e logística (por exemplo de produção agrícola e industrial e potenciação das plataformas logísticas), contribui de forma decisiva para a coesão do desenvolvimento económico do interior do país.
Durante o evento de lançamento do concurso, foi também referido que o potencial económico do CdL assenta na redução do custo global de transporte por via ferroviária e marítima face às principais alternativas no ecossistema do Cooperbelt. Com o aumento da dinâmica no transporte de minério, assim como líquidos e gasosos, nos próximos anos e melhoria da competitividade do sistema ferroviário, espera-se que o Corredor do Lobito possa vir a tornar-se no 3.º corredor mais importante da SADC em 2050.
Milhões de USD por ano
Com o seu papel crítico no contexto socioeconómico de Angola e da SADC, o seu perímetro de concessão inclui elementos ferroviários e portuários, para garantir transporte de carga de ponta a ponta, isto é do terminal de minério do Lobito até à zona fronteiriça do Luau. O CdL deverá assim ser o Corredor de excelência que dará resposta ao aumento de carga, principalmente de minério e de líquidos e gasosos.
Milhares de toneladas
Segundo o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, durante o evento de lançamento do concurso, se perspectiva aumentar 44 vezes, até 2050, a actual condição funcional do Corredor do Lobito. O governante assegurou que com isso, acredita numa maior integração regional e intercontinental das economias, com o aumento da competitividade global dos produtos de exportação da região austral e para a redução do custo de vida das populações de Angola.
Milhares de toneladas
“Concretizando-se este potencial, espera-se que o Corredor do Lobito seja o terceiro corredor mais importante da SADC em 2050”
Ranking de transporte de carga dos corredores ferroviários da SADC
Milhões de toneladas/ano
O acto de lançamento do concurso para concessão do Corredor do Lobito aconteceu no dia 8 de Setembro do ano em curso. O processo para encontrar o novo gestor privado, segundo apurou o POC Notícia, espera-se que a decisão final da Entidade Pública Contratante (EPC) seja divulgada até ao final do segundo trimestre de 2022.
Conheça o processo que visa encontrar o novo gestor privado do CdL
Conheça os requisitos técnicos mínimos pré-determinados
Recorde-se que o Estado angolano investiu mais de 2 mil milhões USD na reabilitação e modernização da infra-estrutura. O Corredor do Lobito (CdL), compreende uma infra-estrutura e operação ferroviária e portuária numa extensão de mais de 1.200 km, entre as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, até ao município do Luau”.
POC Notícias: Domingos Barros