O Banco Nacional de Angola anunciou na sexta-feira, 3 de Setembro, que os bancos são obrigados a assegurar que as caixas automáticas tenham disponíveis dinheiro suficiente durante as horas normais de expediente.
Alargamento do horário das agências bancárias e disponibilização de pelo menos 95% em numerário nas caixas automáticas nos períodos com mais procura, são as novas medidas decretadas pelo Banco Nacional de Angola, para acabar com as enchentes para levantar dinheiro.
Além do reforço das caixas automáticas, o BNA refere ainda no comunicado divulgado no seu site, que os bancos devem considerar o alargamento do período de abertura das suas agências com maior movimento, incluindo aos sábados, sempre que se mostrar necessário, em particular nos períodos de pagamento dos salários da função pública, divulgando os horários de atendimento.
Recorde-se que na capital do país e nos restantes pontos do território nacional, são frequentes as enchentes para levantar dinheiro ao balcão ou nas caixas automáticas. O cenário que envolve filas intermináveis tem sido muito frequente no final do mês, quando muitos funcionários do sector público e privado recebem os seus ordenados.
Para finalizar, o BNA adverte que o incumprimento do disposto na presente diretiva, bem como do dever de proporcionar ao cliente um serviço de qualidade, é punível dos termos da Lei n.º 14/21, de 19 de maio – lei do regime geral das instituições financeiras, lembra o regulador, que dá até 15 de setembro para que os bancos se adequem às medidas.
Redação POC Notícias