A agricultura familiar na província do Bié continua em larga escala. Mas, infelizmente, as famílias têm perdido muitas toneladas de cereais por culpa da estiagem.
Mais de 90% da produção do município de Camacupa, província do Bié, é dominada pela agricultura familiar, que perdeu, na primeira época de plantação da campanha 2020/2021, entre 40 e 45 mil toneladas de cereais, por causa da estiagem.
Segundo o Jornal de Angola, noventa mil toneladas foi a projecção de rendimento para a produção, na primeira época da campanha agrícola 2020/2021, no município de Camacupa, das culturas praticadas localmente, essencialmente feijão, batata rena e milho. Contudo, foram perdas no cultivo de feijão que mais comprometem os indicadores gerais de produção do município.
“Daquilo que eram as nossas expectativas, podemos ter um rendimento de 50 por cento do que esperávamos para a primeira época da campanha agrícola 2020/2021”, informou o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas de Camacupa, Esperançoso Evaristo Sachicambe.
Redação POC Notícias