No âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, que visa apoio as famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade no País, o Fundo de Apoio Social (FAS) efectua, na Quinta-feira, 25 de Março de 2021, o segundo pagamento das Transferências Sociais Monetárias por telefone.
O acto acontece no Município dos Dembos, Província do Bengo, no quadro da expansão do Programa. O pagamento das Transferências Sociais Monetárias por telefone foi realizado pela primeira vez no Município de Quiculungo, Província do Cuanza Norte, em Outubro de 2020, resultado da cooperação entre o FAS, entidade que implementa o Programa, e a operadora de telefonia móvel UNITEL.
O pagamento é feito por intermédio de um código enviado por mensagem para o telefone do beneficiário, atribuído pelo Programa com o respectivo cartão SIM, a alertar para a disponibilidade do valor na sua conta e com o qual se dirige a qualquer agente autorizado para seu levantamento.
Cada Agregado Familiar beneficia de UTT equivalente a 25.500 Kwanzas, trimestralmente, correspondendo a 8.500 Kwanzas/mês. Depois da Fase Piloto que teve lugar em cinco Municípios, nomeadamente Nzeto (Província do Zaire), Cambundi Catembo (Malanje), Cacula (Huíla), Ombadja (Cunene) e Cuito Cuanavale (Cuando Cubango) onde os pagamentos foram feitos por via bancária e por um correspondente bancário, através de atribuição de cartões multicaixa a cada Agregado Familiar, carregado com 25.500, o Município de Quiculungo inaugurou a Fase da Expansão, estando neste momento em 25 Municípios do País.
Além das Transferências Sociais Monetárias, o KWENDA tem ainda as componentes da Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social através da criação dos Centros de Acção Social Integrados (CASI) e o Fortalecimento do Cadastro Social Único.
O KWENDA está avaliado em 420 milhões milhões de dólares, sendo 320 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial e os 100 milhões dólares, provenientes do Tesouro Nacional.