O volume de negócios da actividade de retalho da Pumangol fixou-se em 77 mil milhões de kwanzas no quarto trimestre de 2025, registando um crescimento de 3% face ao trimestre anterior e um aumento de 33% em comparação com o período homólogo.
Os dados foram apresentados esta quinta-feira, no âmbito do balanço trimestral da empresa às entidades do sector e aos órgãos de comunicação social. O desempenho do retalho acompanha a evolução da procura de combustíveis no período em análise.
Segundo a informação divulgada, a venda directa de combustíveis ao consumidor final atingiu 178.179 toneladas métricas (TM), mais 3% do que no terceiro trimestre. O gasóleo totalizou 87.343 TM e a gasolina 90.836 TM, ambos acima dos níveis registados no trimestre anterior.
Em termos acumulados, o volume de negócios global da empresa atingiu 274 mil milhões de kwanzas em 2025, o que representa um crescimento de 27% face ao exercício de 2024.
No segmento de combustíveis a granel, o volume de negócios do quarto trimestre ascendeu a 23 mil milhões de kwanzas, traduzindo um aumento de 61% em relação ao período homólogo.
Já no segmento de lubrificantes, o volume de negócios trimestral situou-se em 2,7 mil milhões de kwanzas, mais 12% face ao mesmo período do ano anterior, com um volume acumulado anual de 2.283 toneladas métricas, correspondente a um crescimento de 8% face a 2024.
Na área dos betumes, o volume anual atingiu 19.304 toneladas métricas, representando uma subida de 6% em relação ao ano precedente. No sector da aviação, as vendas de combustível JET-A1 cresceram 21,6% face ao terceiro trimestre, com o volume de negócios a aumentar 30% no mesmo período.
Os números do quarto trimestre reflectem uma evolução positiva em vários segmentos da actividade da empresa, com destaque para o retalho, que continua a representar uma parcela significativa da facturação trimestral.




