A Angonabeiro, empresa do Grupo Nabeiro a operar nos sectores do comércio e da indústria em Angola, registou em 2025 um volume total de negócios de cerca de 29,9 mil milhões de kwanzas, o equivalente a aproximadamente 28 milhões de euros, o que representa um crescimento de 13,3% face ao exercício anterior.
POC NOTÍCIAS | ANA ATALMIRA | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
De acordo com a empresa, este desempenho foi acompanhado por um volume de exportações na ordem dos 1,4 mil milhões de kwanzas (cerca de 1,3 milhões de euros), reflectindo o reforço da actividade industrial e comercial e a aposta continuada na valorização do café produzido em Angola.
Em comunicado, o director-geral da Angonabeiro, Rui Gonçalves, sublinha que os resultados alcançados “reflectem a trajectória de crescimento sustentado da empresa”, sustentada numa estratégia assente no aumento da capacidade produtiva, na valorização do talento local e numa aposta contínua na qualidade, inovação e proximidade com consumidores e parceiros. Actualmente, a empresa emprega 106 trabalhadores.

O responsável destaca ainda o envolvimento da Angonabeiro no desenvolvimento da fileira do café em Angola, tanto ao nível do consumo como da produção, através do incentivo aos produtores locais e da produção, no país, da marca de café Ginga. A estratégia passa pela recuperação de infra-estruturas, formação de recursos humanos e disponibilização de meios técnicos, com o objectivo de revitalizar o sector e recuperar o prestígio internacional do café verde angolano.
No âmbito deste esforço, a empresa tem vindo a adquirir café a grandes e médias fazendas, bem como a pequenos agricultores, apoiando a adopção de melhores práticas agrícolas e assegurando o escoamento da totalidade da produção. Segundo Rui Gonçalves, ao longo dos últimos anos este trabalho permitiu chegar a mais de 40 mil famílias, contribuindo para o reforço do peso económico do sector.
A Angonabeiro tem igualmente apostado na exportação do café angolano, que actualmente chega a mercados como França, Suíça, Cabo Verde, Senegal e Brasil, promovendo a qualidade e identidade do produto a nível internacional.
Recorde-se que a única fábrica do Grupo Nabeiro fora de Campo Maior, em Portugal, está localizada em Luanda. A unidade industrial dispõe de torradores de café, linhas de embalamento de café em grão e moído e uma linha de produção de cápsulas, produzindo anualmente mais de 400 toneladas de café torrado e cerca de 400 toneladas de açúcar, com capacidade para fabricar até 10 milhões de cápsulas por ano.
@pocnoticias.ao




