A linha de financiamento, no âmbito das Medidas de Alívio Económico, registou nos últimos sete dias 44 novos pedidos de crédito com valor de 176,5 milhões de kwanzas. Desde a operacionalização da linha de financiamento já foram registados 11.482 pedidos, num valor aproximado de 2,5 mil milhões de kwanzas.
Em termos de distribuição, dos pedidos registados, por sector de actividade, destacam-se o Processamento Alimentar, com 14 novos pedidos, avaliados em 45,9 milhões, dos quais foram financiados oito num valor de 5,9 milhões. As operadoras Gingacred e Wiliete, com quatro cada uma, desembolsaram os respectivos créditos.
Para a Logística e Distribuição de Produtos Agro-Alimentar e de Pesca, na última semana, registaram-se 12 pedidos novos, avaliados em 65,5 milhões de kwanzas. Destes quatro (4) foram financiados com 9,5 milhões kwanzas, através da Kixicrédito (2), Gingacred (1) e Wiliete (1). No domínio da Produção Cultural e Artística, há em registo dois (2) pedidos novos, no valor de 14 milhões kwanzas, os quais não obtiveram ainda desembolsos.
Também se registou no sector de Produtos e Serviços da Cadeia do Agronegócio, 14 novos pedidos, num valor de 43,6 milhões. Destes, nove projectos foram apoiados com 13,6 milhões, num desembolso feito pela Kixicrédito (2), Cooperaf (3) e Wiliete (4). Assim, de acordo com o MEP, o stock de financiamento desde o início da operacionalização dessa linha situa-se em 860,3 milhões de kwanzas.
Na Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos, também se registaram dois novos pedidos. O valor dos mesmos é de 7,5 milhões de kwanzas e apenas um no valor de 500 mil foi apoiado pela Gingacred.
Fonte: JA