Mais de cinco mil pessoas participaram do FestiPaz Talatona, uma iniciativa da plataforma juvenil MOXI em parceria com a Administração Municipal de Talatona.
POC NOTÍCIAS | MAURA DOS PRAZERES | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A Administradora de Talatona, Sandra Batalha, marcou presença no evento e destacou a importância da celebração. “Recebemos a proposta da MOXI e abraçamos a ideia por ser um projecto jovem, alinhado com o espírito do mês da Juventude e da Paz. Encaramos alguns desafios logísticos, como a preparação do espaço e a segurança dos participantes e artistas, mas garantimos todas as condições – desde energia, limpeza, polícia e bombeiros.”, disse a governante.
Além do espectáculo musical, o evento deu palco a pequenos empreendedores locais. “Demos espaço aos feirantes para exporem os seus negócios, contribuindo para o crescimento económico local”, afirmou Sandra Batalha. A administradora, que é actualmente a mais jovem da capital, referiu ainda que todos os meses são dinamizadas actividades culturais no município, sendo a próxima a Feira da Família, de 16 a 18 de Maio, no antigo largo da Administração.
Marla Pedro, assessora de gestão da MOXI, explicou que o principal objectivo do FestiPaz é “unir os angolanos em torno da paz, através da arte e da cultura. Apesar dos desafios na preparação, sentimos que a juventude respondeu de forma positiva e vamos continuar a melhorar para os próximos festivais.”
Mais de 20 artistas nacionais, como Mirelson, W King, actuaram no palco principal, destacando-se ritmos identitários como o kuduro, símbolo da música angolana.
O cantor Wking reforçou a importância do evento, “a paz é o nosso maior bem. Graças a ela, hoje andamos por todo o país sem medo. Que esta música sirva de consolo e de união.”, disse.