O Banco Africano de Desenvolvimento concedeu ao Benim um empréstimo de 118,63 milhões de euros para implementar um programa de segurança da água potável destinado a promover a resiliência nas zonas rurais. O objectivo é fornecer água potável a mais 965 mil pessoas neste país da África Ocidental.
O Banco Africano de Desenvolvimento está a contribuir com 75,63 milhões de euros para este apoio financeiro. O Fundo Africa Growing Together (AGTF), um fundo de cofinanciamento criado pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pelo Banco Popular da China, contribui com 43 milhões de euros.
“Este projecto é a segunda operação do Banco no Benim rural no sector da água potável. A primeira foi concluída em 2012. Através desta operação, o BAD reafirma o seu compromisso de apoiar o Governo do Benim na implementação do seu plano de acção governamental 2021-2026, em particular para contribuir para o acesso universal à água potável para as populações rurais”, afirmou Robert Masumbuko, representante do Banco Africano de Desenvolvimento no Benim.
O projecto prevê a construção de 130 furos e estações de bombagem de grande capacidade, com uma capacidade combinada de 3.100 metros cúbicos por hora; a construção de 1.440 fontanários e 40 torres de água, com uma capacidade combinada de 14.650 metros cúbicos; e o fornecimento e instalação de 2.200 quilómetros de redes (adução e distribuição) e 2.000 quilómetros de condutas para ligar 20 mil agregados familiares.
Para além do desenvolvimento destas infraestruturas hídricas, o projecto apoiará as reformas do sector da água e a criação de associações de consumidores de água potável. Contribuirá igualmente para o reforço da capacitação dos intervenientes neste projecto, que deverá beneficiar as populações rurais de dez dos onze departamentos do Benim.