O Access Holdings Plc (“Access Holdings”) anuncia que a sua subsidiária bancária, o Access Bank Plc, celebrou um acordo vinculativo com o The Bidvest Group Limited para a aquisição de 100% do Bidvest Bank. Esta transacção histórica reflecte o compromisso do Access Bank em expandir a presença em África e reforçar a posição como porta de entrada do continente para os mercados globais.
Fundado em 2000, o Bidvest Bank é uma proeminente instituição financeira sul-africana que oferece uma gama diversificada de serviços, incluindo soluções bancárias para empresas e produtos bancários de retalho. No seu exercício financeiro encerrado em Junho de 2024, o Bidvest Bank apresentou um total de activos equivalente a cerca de 665 milhões de USD e um lucro auditado antes de impostos de 20 milhões de USD.
Prevê-se que a aquisição seja concluída no segundo semestre de 2025, sujeita a aprovações regulamentares. Após a conclusão desta aquisição, o Bidvest Bank será fundido com a subsidiária sul-africana do Access Bank, criando uma plataforma alargada para sustentar a estratégia de crescimento regional na região da SADC.
O Chief Executive Officer do Access Bank Plc, Roosevelt Ogbonna, comentou que “Esta aquisição apoia a nossa ambição de expansão em África e solidifica a nossa presença em mercados-chave, sendo a África do Sul uma prioridade máxima. Sublinha o nosso compromisso em estabelecer um modelo de negócio mais resiliente, diversificado e sustentável, tirando partido da tecnologia para satisfazer as necessidades em constante evolução dos clientes. O Bidvest Bank oferece uma oportunidade única de combinar a sua forte experiência local com as robustas capacidades de comércio e banca de retalho do Access Bank, criando uma plataforma para o crescimento a longo prazo e geração de valor.”
O Director Executivo do Grupo Bidvest, Mpumi Madisa, acrescentou que “Como uma entidade de serviços financeiros bem respeitada e experiente, congratulo-me com o facto de o Access Bank cumprir os nossos objectivos e garantir a sustentabilidade e prosperidade contínuas do banco. Isto permitirá ao banco avançar, crescer de forma sustentável e aumentar a sua escala no sector actual, em rápida transformação, impulsionado pela tecnologia e altamente competitivo.”
Esta transacção está alinhada com o objectivo de expansão do Access Bank, que pretende alcançar a escala necessária para se afirmar como um actor de referência em cada um dos seus mercados. Ao tirar partido das sólidas capacidades locais do Bidvest Bank e da presença pan-africana do Access Bank, o banco estará mais bem preparado para fomentar o comércio intra e inter-africano, ligando empresas e criando novas oportunidades de integração regional.
O sector bancário da África do Sul é o maior do continente, com um capital combinado de nível 1 superior a 42,2 mil milhões de USD em 2022. Este sector demonstrou resiliência no primeiro semestre de 2024, registando um crescimento dos lucros globais de 2,5% em termos anuais e mantendo uma forte rentabilidade (ROE de 17%), apesar das difíceis condições operacionais.
As principais condições para a conclusão desta transacção incluem a obtenção de aprovações regulamentares ao abrigo da Lei dos Bancos da África do Sul de 1990, da Lei das Sociedades de 2008 e dos Regulamentos de Aquisição promulgados ao abrigo da mesma, da Lei da Concorrência de 1998, da Lei de Regulamentação do Sector Financeiro de 2017, bem como a autorização do Banco Central da Nigéria.
O Access Bank South Africa aproveitará a aquisição para reforçar as suas capacidades de banca empresarial e de PME, serviços cambiais e de banca de alianças, ao mesmo tempo que lança novos serviços adaptados ao mercado sul-africano.