O concurso é um programa filantrópico apoiado pela Fundação Jack Ma e pela Alibaba Philanthropy para honrar e elevar os empresários africanos. Na edição 2024 foram recebidas cerca de 20 mil candidaturas de todos os países do continente.
Depois de receber cerca de 20.000 candidaturas de todos os 54 países africanos, o concurso Africa’s Business Heroes (ABH) revelou os 50 finalistas da edição de 2024. O concurso é um programa filantrópico apoiado pela Fundação Jack Ma e pela Alibaba Philanthropy para honrar e elevar os empresários africanos.
Segundo um comunicado que o POC Notícias teve acesso, o concurso deste ano reflete um grupo de candidatos cada vez mais diversificado, cimentando a reputação do concurso como o maior e mais inclusivo concurso de África.
“Desde a sua criação em 2019, o ABH tem-se dedicado a identificar, apoiar e destacar empresários africanos talentosos. Anualmente, este concurso, independente do setor, atribui uma subvenção total de 1,5 milhões de dólares a 10 empresários merecedores. Para além do apoio financeiro, o ABH proporciona aos seus finalistas e à comunidade empresarial em geral uma exposição significativa, formação, orientação e oportunidades de estabelecimento de contactos”, lê-se no mesmo comunicado.
“Nos últimos cinco anos, o concurso do Prémio ABH registou um crescimento e uma maior participação de grupos demográficos críticos, o que reflete o nosso empenho na inclusão. Este ano, estamos entusiasmados por reconhecer o talento e o potencial excecionais dos 50 finalistas, que personificam o espírito empresarial diversificado do nosso continente. À medida que estes empresários lideram o caminho para um futuro melhor para África e não só, temos o orgulho de destacar as suas realizações inovadoras. Ao mesmo tempo, aguardamos com expetativa o impacto contínuo do ABH na capacitação dos empresários africanos e na promoção de mudanças positivas em todo o continente”, afirmou Zahra Baitie-Boateng, Diretora-Geral, África, Africa’s Business Heroes Initiative.
Expandir o alcance e a inclusão
O convite à apresentação de candidaturas para 2024 recebeu candidaturas de todos os recantos de África, o que demonstra o espírito empreendedor vibrante do continente. Nomeadamente, os candidatos do sexo feminino atingiram 39%, ultrapassando a média de 30% registada nos últimos cinco anos, e a representação do Norte de África aumentou de uma média de 5% para 9% nos últimos cinco anos.
Com base nesta dinâmica, o top 50 do ABH 2024 representa um espetro diversificado, abrangendo 14 setores em 18 países, com 40% de representação feminina e 20% de representação francófona. A agricultura continua a ser o sector mais proeminente, a par de fortes resultados nos setores da educação e da saúde, mantendo as tendências dos anos anteriores. Esta diversidade entre os finalistas reflete a vasta gama de candidatos, sublinhando o compromisso da ABH para com a inclusão. O aumento da participação em todas as regiões e grupos demográficos reflete um quadro crescente de agentes de mudança que têm um impacto significativo a nível local e global.
Benefícios para os 50 finalistas
Os 50 finalistas de topo receberão uma série de benefícios que melhorarão o seu percurso empresarial à medida que avançam para as fases seguintes do concurso. Tornar-se-ão membros da comunidade global do ABH, obtendo acesso a uma rede de indivíduos inovadores com os mesmos objetivos. Além disso, beneficiarão de programas do ABH, concebidos para desenvolver ainda mais as suas competências e a sua perspicácia empresarial. Uma das primeiras atividades é o ABH Top 50 Virtual Bootcamp, em que os finalistas participarão em workshops de reforço de capacidades ministrados por líderes empresariais africanos e membros do ecossistema empresarial, incluindo parceiros, juízes e heróis do ABH.
Os 50 melhores finalistas passarão agora à segunda ronda do processo de avaliação do ABH. Em agosto, os 20 melhores finalistas serão anunciados e seguirão para o Cairo para a semifinal, após um rigoroso processo de seleção prévia levado a cabo pela PlusVC. Os 10 finalistas serão então revelados em setembro e apresentados na Grande Final em Kigali, no Ruanda, no início de dezembro.