Esta aquisição reforça consideravelmente a segurança energética de Angola ao permitir que empresas locais possuam ativos petrolíferos estratégicos, fortalecendo assim o sector energético do país. O negócio avaliado em 443 milhões de dólares foi anunciado hoje, 17 de Julho, segundo um comunicado enviado à redação do POC NOTÍCIAS.
A PAC Capital Limited (“PAC Capital”), o banco de investimento da PanAfrican Capital Holdings, anunciaram hoje, 17 de Julho, a conclusão de uma facilidade de aquisição de 443 milhões de dólares para a Etu Energias. Esta operação refere-se à aquisição das participações da Galp nos blocos 32, 14 e 14K ao largo de Angola. Esta transação segue-se à recente conclusão de uma facilidade de pré-exportação de 3,3 mil milhões de dólares na Nigéria pela PAC Capital.
Humphrey Oriakhi, diretor-geral da PAC Capital, expressou o seu entusiasmo em relação a esta transação: “Esta operação oferece a oportunidade a outra empresa africana de entrar nestes ativos estratégicos, anteriormente dominados por companhias petrolíferas internacionais (IOC), conferindo uma vantagem significativa aos acionistas majoritários”.
Bolarinwa Sanni, diretor principal da PAC Capital, também destacou a importância estratégica desta aquisição: “Esta transação não é apenas um marco importante para a Etu Energias, mas também um avanço para o fortalecimento da propriedade e do controle locais de ativos energéticos chave em Angola. Estamos orgulhosos de ter facilitado esta transação histórica.”
A transação de aquisição, que foi finalizada à margem das 31ª Assembleias Anuais do Afreximbank (AAM) e do 3º Fórum AfriCaribbean Trade and Investment (ACTIF) em Nassau, Bahamas, inclui a participação não operacional da Galp de 5% no bloco 32, de 9% no bloco 14 e de 4,5% no bloco 14K.
“A colaboração estreita entre as diferentes partes foi fundamental para o sucesso deste negócio, que representa a entrada da Etu Energias na produção de petróleo em águas profundas. A conclusão desta transação demonstra a resiliência da nossa empresa e constitui um marco importante na nossa estratégia de construção de um portfólio rentável e diversificado”, afirmou Edson R. Dos Santos, presidente e diretor-geral da Etu Energias.
A nota destaque que esta aquisição reforça consideravelmente a segurança energética de Angola ao permitir que empresas locais possuam ativos petrolíferos estratégicos, fortalecendo assim o sector energético do país. Marca uma viragem nos esforços para estimular a participação local e a liderança na indústria petrolífera e de gás em Angola.