O acordo assinado hoje, 4 de Julho, tem como objectivo aumentar a participação do empresariado nacional no sector petrolífero, criar mais oportunidades de emprego para os jovens e promover o empreendedorismo.
A Associação de Empresas Autóctones para a Indústria Petrolífera de Angola (ASSEA) e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) Assinaram, nesta quarta-feira, em Luanda, um memorando de entendimento, que marca o início de uma parceria estratégica para promover o “Conteúdo Local” e o desenvolvimento humano no sector petrolífero angolano.
No final da assinatura do memorando, a presidente da ASSEA, Berta Rodrigues ISSA, assegurou que esta união de esforços entre as duas instituições representa um passo significativo para desenvolver o futuro de Angola, redireccionando recursos existentes para negócios emergentes e fortalecendo as empresas locais.
“Temos que trazer inovação a nível de tipos de especialidade para o capital humano e fomentar a circulação de tecnologia e investigação em Angola. Queremos uma Angola inovadora e competitiva”, disse a responsável.
Por sua vez, o presidente da ANJE, Cumbi Júnior, destacou que a colaboração com a Associação de Empresas Autóctones para a Indústria Petrolífera de Angola reforça compromisso da sua associação com a capacitação dos jovens empresários e a promoção do conteúdo local.
Cumbi Júnior sublinhou, igualmente, que esta iniciativa é fundamental para um sector petrolífero mais inclusivo e desenvolvido, beneficiando amplamente a população angolana.
“Precisamos incentivar a economia local e garantir que os benefícios do desenvolvimento sejam sentidos por toda a sociedade. Só assim podemos construir um futuro mais resiliente, inclusivo e sustentável para Angola,” disse o presidente da ANJE.
No entanto, para alcançar esses objectivos, a ASSEA e a ANJE irão realizar diversas acções, incluindo organização de eventos, como conferências, podcasts, websummits e campanhas de comunicação para promover a literacia petrolífera e a implementação efectiva do Decreto Presidencial 271/20, que promove o Conteúdo Local no sector petrolífero de Angola.
Está previsto ainda a promoção de campanhas de conscientização sobre a necessidade da participação activa dos empresários no desenvolvimento do conteúdo local e no desenvolvimento do capital humano através do processo de Angolanização no sector, bem como a organização de sessões de formação e capacitação sobre negócios no sector petrolífero, visando preparar melhor os jovens empresários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no sector.