A 1 de Julho de 2024, as propriedades do Google Analytics 4 já terão substituído totalmente as propriedades do Universal Analytics. A partir de 1 de Julho, a Google vai começar a desativar todos os serviços do Universal Analytics e as APIs Universal Analytics, segundo um comunicado da equipa do Google Analytics.
Segundo um comunicado que o POC NOTÍCIAS teve acesso, a equipa do Google Analytics esclarece que as propriedades do Universal Analytics não serão acessíveis através da interface do Google Analytics e APIs. Na mesma nota, a equipa alerta que os usuários que não concluírem a migração para as propriedades do Google Analytics 4, devem começar a fazer a alteração hoje, 26 de Junho.
“Para manter o acesso aos dados da sua propriedade do Universal Analytics, deve transferir ou exportar os seus dados imediatamente. Se não o fizer mediante um dos métodos indicados no Centro de Ajuda do Google Analytics, os seus dados serão eliminados definitivamente pela Google e não os poderá recuperar. Se tencionar usar a integração do BigQuery para exportar dados do histórico da sua propriedade do Universal Analytics 360, recomendamos vivamente que inicie a operação imediatamente”, lê-se no mesmo comunicado.
Os dados e as definições do Universal Analytics acedidos ou usados por integrações de produtos para anunciantes, para publicadores ou outros tipos de produtos, deixam de estar disponíveis quando os serviços forem desativados.