O projecto proposto está ancorado nas prioridades do governo para melhorar a segurança alimentar e reforçar os meios de subsistência, a transformação agrícola e a prosperidade económica na Libéria.
O Conselho de Administração do Fundo Africano de Desenvolvimento aprovou um montante adicional de 10 milhões de dólares do Programa Mundial para a Agricultura e a Segurança Alimentar (GAFSP) para implementar actividades e aumentar o impacto do projecto de Desenvolvimento da Agricultura de Pequenos Agricultores para a Segurança Alimentar e Nutricional na Libéria.
O projecto visa melhorar a segurança alimentar e nutricional e reduzir a pobreza das populações rurais visadas na Libéria, através do aumento da produção agrícola e da produtividade dos pequenos agricultores (com destaque para as culturas alimentares, como o arroz, a mandioca e os legumes), da melhoria do valor acrescentado, do acesso ao mercado e dos rendimentos dos pequenos agricultores e do reforço da capacidade das instituições governamentais, dos agricultores e das organizações de produtores.
Recorde-se que a Libéria foi afetada pelo aumento dos preços dos factores de produção agrícola importados. O aumento dos custos da energia e a continuação das consequências dos múltiplos choques também desestabilizaram o sector dos fertilizantes.
O aumento dos preços dos fertilizantes está a provocar uma escalada dos preços dos alimentos, tornando obrigatório que os países dependentes da importação de alimentos, como a Libéria, maximizem os esforços para aumentar a produção local de alimentos, a fim de evitar o impacto na segurança alimentar e nutricional.