A multinacional chinesa Huawei prevê formar 600 mil técnicos até 2023. Segundo uma nota de imprensa, a empresa pressupõe dar um passo para a transformação digital de todos os sectores produtivos do país, levando o digital a cada pessoa, lar e organização, rumo a um mundo totalmente conectado e inteligente.
O processo de formação já teve início através de uma série de campanhas vocacionadas para o ecossistema de talentos na África subsariana, como “Seeds for the Future” e “ICT Competition”.
Na sexta-feira, 23 de Outubro, um total de 66 estudantes universitários das áreas das engenharias das províncias de Luanda, Benguela, Namibe e Malanje terminaram o programa de capacitação em tecnologias avançadas e imersão cultural “Seeds for the Future”, implementado pela Huawei em parceria com a UNITEL.
Durante os cinco dias de formação, os estudantes seleccionados aprenderam sobre soluções inovadoras de redes de banda larga fixa e móvel 5G, computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e sobre o conceito de cidades inteligentes.
A formação foi ministrada por especialistas globais da Huawei e incluiu também um programa de imersão cultural e introdução ao mandarim. Para a Huawei, a aposta no talento dos jovens é o pilar fundamental para o desenvolvimento da indústria de TIC em África.
Participaram do programa de formação estudantes de todo o país com menos de 30 anos de idade, matriculados a partir do terceiro ano em universidades ou institutos superiores acreditados pelo Governo de Angola nas áreas de engenharia electrotécnica e telecomunicações, engenharia de Informática, engenharia de telecomunicações, engenharia electromecânica, ciências da computação, engenharia de redes, informática de gestão, engenharia mecatrónica e engenharia electrónica.
A Huawei é o maior fornecedor mundial de equipamentos de telecomunicações e o segundo maior fabricante de smartphones. A empresa está posicionada em 49º lugar no índice Fortune Global 500. Foi fundada em 1987 e está presente em mais de 100 países e possui uma força de trabalho de 194.000 funcionários, sendo cerca de 50% dos sectores de P&D.