UM ESTUDO REVELA QUE BOA PARTE DOS VENDEDORES DOS MERCADOS DO 30, EM VIANA, E DO CANTINTON, NA MAIANGA, NÃO TÊM SE QUER UMA CONTA NUM BANCO. O ESTUDO DIZ QUE A TAXA DE BANCARIZAÇÃO NOS MERCADOS INFORMAIS DE LUANDA É DE APENAS 36%.
Alguns vendedores dos mercados do 30 e do Catinton não possuem se quer uma conta bancária porque dizem não confiar nos bancos, de acordo com um estudo do Conselho Nacional de Estabilidade Financeira.
O inquérito revela ainda que 28% dos comerciantes não têm conta bancária porque acreditam que não têm dinheiro suficiente para guardar, ou porque não têm tempo de ir ao banco. Outros comerciantes alegam que não têm conhecimento sobre como se abre uma conta.
De modo geral, a taxa de bancarização dos inqueridos é de 36%, sendo que os mercados com vendedores que mais têm conta bancária são do Kikolo 2 e dos Congolenses.
O estudo revela também que nos mercados informais de Luanda, as instituições bancárias com mais clientes são BFA com 19%, BAI 18%, BIC 14%, BMA 11%, BPC 10% e Banco SOL com 9%.