POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A NBA África e a Africell, reinauguraram no sábado, 13 de Abril, um campo de basquetebol coberto no 1˚ de Maio, Avenida Deolinda Rodrigues, em Luanda, como parte da sua parceria de anos, que visa usar o basquetebol em benefício da juventude angolana.
________________________
O campo reabilitado pela Africell & NBA África e gerido pelo Governo Provincial de Luanda é um espaço seguro onde os membros da comunidade local poderão jogar basquetebol o ano todo e albergar eventos e programação da Jr. NBA.
O campo foi apresentado pelo CEO da Africell Angola, Jorge Vazquez, e pela CEO da NBA África, Clare Akamanzi. A eles juntou-se o candidato local da NBA Academy África, Aginaldo Neto, que assinou contrato com o Petro de Luanda para a temporada 2024 da Basketball Africa League (BAL) como parte do programa BAL Elevate, e que anteriormente participou no programa Jr. NBA. Após a cerimônia, a quadra albergou dois jogos amistosos com equipas masculinas e femininas da comunidade local.
O CEO da Africell Angola, Jorge Vazquez, afirma que: “Ao tornar o basquetebol mais acessível aos jovens angolanos, a parceria entre a Africell e a NBA África está a ter um grande impacto. O basquetebol é uma parte importante da cultura popular angolana e esta nova estrutura coloca-o ao alcance de mais potenciais jogadores”.
“Este belo novo campo é mais um passo nos nossos esforços para tornar o basquetebol mais acessível à juventude de Angola”, disse a CEO da NBA África, Clare Akamanzi. “Graças ao apoio da Africell, mais rapazes e raparigas poderão aprender a jogar num ambiente seguro durante todo o ano.”
O novo campo também é resultado da história da NBA África em Angola, que inclui a realização do Basketball Without Borders África – BWB (Basquetebol Sem Fronteiras) em Luanda, em 2016, e das ligas Jr. NBA em Luanda em 2017 e 2018. BWB, o programa global de desenvolvimento e extensão comunitária do basquetebol da NBA e da FIBA, chegou a quase 100 rapazes e raparigas angolanos desde o seu lançamento em África em 2003.