Cerca de 412 agricultores na província do Huambo vão beneficiar de um financiamento global de 329 milhões de kwanzas. O financiamento é resultado da parceria do BNI com a Facilcred, uma instituição de micro-crédito, em colaboração com a LRMI – Investment Africa, S.A., representante oficial em Angola da Syngenta Global.
Segundo os responsáveis da Facilcred, este financiamento vai, sobretudo, beneficiar agricultores organizados em cooperativas, que vão desenvolver as suas actividades numa área de 539 hectares nos Municípios do Londuimbale, Bailundo, Huambo, Caála, Ekunha, Longongo, Catchiungo e Tchicala-Tcholoanga.
O comunicado que chegou à Poc Notícias, refere também que para além do acesso ao crédito, estes agricultores vão também beneficiar de um kit que inclui insumos agrícolas, uma acção de formação sobre novas técnicas de produção de milho, assistência técnica e monitorização por satélite dos campos cultivados.
Recorde-se que em 2019, a Facilcred e a LRMI lançaram o projecto piloto que beneficiou 20 agricultores da Província do Huambo, os quais produziram 500 toneladas de milho.
Redação 15/10/2020