POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
_______________________________
_________________________________
A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) retoma este ano a promoção dos vinhos da região, em Angola, sete anos após a última acção presencial no País.
Angola volta a ser um destino de promoção para a CVRPS que, entre os próximos dias 20, 21 e 22 de Junho, leva seis produtores da região setubalense a participar em visitas a canais de distribuição e acções de networking com clientes e parceiros.
“Pretendemos afirmar os vinhos da Península de Setúbal como favoritos dos angolanos, relembrando as boas relações comerciais de há uma década e a preferência pelas nossas marcas. Nestes ‘reencontros com amizade’ queremos retomar um caminho de investimento no mercado angolano e potenciar ocasiões de negócio e parcerias sólidas com os antigos e futuros parceiros”, explica Andreia Lucas, responsável pelo departamento de promoção da CVRPS.
Adega Camolas, Adega de Pegões, Bacalhôa, Cadeado Wines, Casa Ermelinda Freitas e Sociedade Vinícola de Palmela são os produtores que marcam presença na iniciativa da CVRPS, entidade responsável por garantir a origem, qualidade e genuinidade dos vinhos da Península de Setúbal.
“O nosso objectivo é manter o mercado angolano no TOP 5 dos países de destino das exportações dos vinhos da Península de Setúbal, solidificar a nossa presença em Angola e gradualmente restabelecer o volume exportado em 2013/2014”, refere Andreia Lucas.
Acerca dos desafios que o mercado de Angola apresenta, a responsável pelo departamento de promoção da CVRPS menciona a “forte concorrência de vinhos sul africanos e espanhóis”, assim como o “decréscimo do consumo per capita nos últimos anos e o preço médio-baixo”.
Durante os próximos dias 20 e 21 de Junho serão promovidas visitas a importadores e diferentes canais de distribuição angolanos. O programa da CVRPS prevê igualmente um encontro com o Embaixador de Portugal em Angola, onde será apresentado o trabalho da comissão de vinhos e abordadas as expectativas para o futuro da relação comercial entre os dois países.
A CVRPS foi criada em 1991 com o propósito de garantir a origem, a qualidade e a genuinidade dos vinhos da Península de Setúbal, bem como para assegurar a sua promoção nacional e internacional. Na Península de Setúbal existem mais de 600 marcas de vinhos. Localizada na margem sul do Rio Tejo, a cerca de 12 quilómetros da cidade de Lisboa, a região da Península de Setúbal dispõe de uma localização privilegiada, graças à diversidade geográfica, à proximidade da Serra da Arrábida e dos rios Tejo e Sado e à influência do Oceano Atlântico, que banha toda a península.
Tem uma área de vinha com cerca de 8.500 hectares dispersa pelos 13 concelhos que compõem o distrito de Setúbal. As primeiras vinhas foram plantadas 2.000 a.C. e foram, também, as primeiras vinhas da Península Ibérica. Em 1907, é demarcada a região do Moscatel de Setúbal, sendo a segunda região demarcada mais antiga de Portugal.