POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias | Foto: DR
Luanda – O novo centro de pedido de emissão de vistos para Portugal da VFS Global foi inaugurado hoje, 6 de Março, pela Cônsul-Geral de Portugal em Angola, Rosa Lemos Tavares, num período que os angolano queixa-se de “burocracia” na obtenção de vistos para Portugal e pedem “eficiência”.
O novo centro de pedido de emissão de vistos surge para dar resposta aos inúmeros pedidos de vistos e pôr fim aos processos burocráticos na obtenção de vistos para Portugal. As novas instalações entram em funcionamento com 17 balcões disponíveis para submissão imediata de vistos para Portugal, uma equipa devidamente treinada e disponível para apoiar com eficácia no aumento substancial dos pedidos de visto, um sistema de rastreamento efectivo no site, baseado em aplicações que garantem transparência do processo em cada uma das suas etapas, status actualizado sobre o processamento da requisição do visto em cada fase do processo e quiosque de internet disponível para os utilizadores.
Os pedidos de emissão de vistos podem agora ser entregues nas suas novas instalações, situadas no 1º Andar, do Edifício Ingombota, na Rua Guilherme Pereira Inglês, nº 43, Distrito Urbano da Ingombota, Município de Luanda, a partir de amanhã, 7 de Março.
O Centro funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira (excepto em dias feriado). Os requerentes podem apresentar os seus pedidos de visto para Portugal entre as 8h00 e as 15h00, sendo que os passaportes estão disponíveis para levantamento entre as 8h00 e as 16h00.
Os agendamentos devem ser feitos com um mês de antecedência, para que se garanta a eficiência do processo de emissão de vistos, assim como a melhor gestão das solicitações em tempo útil. Para fazer uma marcação, e logo que tenham todos os documentos necessários em sua posse, os interessados devem aceder ao link https://visa.vfsglobal.com/ago/en/prt/book-an-appointment . Devem igualmente fazer o pré-pagamento do mesmo, para que o agendamento seja feito e registado. Para facilitar o processo de pagamento antecipado estão agora disponíveis novas modalidades, designadamente o OPT (One Time Password).
Para Hariprasad Viswanathan, responsável da VFS Global para a África Subsariana, “a mudança do centro para estas novas instalações, que são de mais fácil acesso, mais espaçosas e mais centrais em Luanda, representa o reforço do nosso compromisso com a manutenção da excelência do serviço que prestamos ao Consulado Geral de Portugal em Luanda desde que iniciámos as operações, em 2016”.