A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, SODIAM E.P. encerrou esta quarta-feira, 16 de Outubro, o décimo primeiro leilão de diamantes brutos realizado em Luanda, tendo sido arrecadado um valor líquido total de cerca de 13 milhões de dólares.
A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, SODIAM E.P licitou esta quarta-feira, em leilão, 44 pedras especiais de diamantes brutos produzidos pelas Sociedades Mineiras do SOMILUANA, LULO, KAIXEPA, TCHEGI, CHITOTOLO, LUELE E CATOCA.
As sessões de avaliação decorreram de 07 a 15 do corrente mês, nas instalações da SODIAM E.P em Luanda, sendo que as licitações foram submetidas por via electrónica na plataforma online www.transatlanticgemsales.com, até às 10h00 do dia 16 de Outubro de 2024.
O valor total líquido arrecadado da licitação foi de 12,9 milhões de dólares com a venda de 1.493 quilates. Os resultados arrecadados deste leilão são distribuídos da seguinte forma: SOMILUANA (872,5 Mil USD), LULO (3 milhões USD), TCHEGI (1,4 Milhões USD), KAIXEPA (2 Milhões USD), CATOCA (2,6 Milhões USD) e LUELE ( 2,94 milhões USD).
Participaram no leilão um total de 37 empresas, representando as principais praças e centros diamantíferos mundiais. De realçar que o formato actual de leilão, no âmbito das directrizes do Decreto Presidencial 175/18 de 27 de Julho, tem obtido maior confiança por parte dos compradores e das Sociedades Mineiras, pela transparência do processo.
De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa “este leilão permitiu aferir que apesar da situação pouco favorável do mercado internacional onde se verifica uma fraca demanda e elevados níveis de stock nas principais praças, o preço para determinadas categorias das produções angolanas, mostrou-se de certo modo satisfatório. Segundo as sociedades mineiras participantes, os resultados deste décimo primeiro leilão conferiram um certo alívio à pressão sobre a sua gestão corrente de tesouraria.
Nesta fase, os diferentes agentes da indústria continuarão a trabalhar em conjunto para encontrar medidas visando minimizar os impactos desta fase negativa do mercado”.