O Fundo Africano de Desenvolvimento, braço concessionário do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), aprovou uma subvenção de 10,12 milhões de dólares norte-americanos para apoiar a produção agrícola sustentável e reforçar a resiliência das comunidades rurais do Zimbabué, particularmente nas zonas mais afectadas por secas e fenómenos climáticos extremos.
POC NOTÍCIAS | DOMINGOS BARROS | FONTE: BAD | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O financiamento será destinado ao Projecto de Melhoria da Cadeia de Valor Agrícola e dos Meios de Subsistência do Zimbabué (AVCLEP), cuja implementação está prevista para Junho de 2025, com conclusão estimada para Dezembro de 2029. A iniciativa abrangerá três províncias com elevada densidade de gado e forte exposição a alterações climáticas: Matabeleland South, Masvingo e Bulawayo Metropolitan Province.
O AVCLEP deverá beneficiar directamente 49 mil produtores agrícolas, dos quais 7 mil criadores de gado e 42 mil pequenos agricultores. Destaca-se o compromisso com a inclusão social, com 50% dos beneficiários identificados como mulheres e 20% como jovens.
A nível indirecto, 90 mil membros de comunidades rurais beneficiarão de melhorias no acesso à água potável, serviços veterinários e programas de subsistência. Estima-se ainda a criação de 200 empregos a tempo inteiro e 2.800 postos sazonais, ao longo das cadeias de valor agrícolas e pecuárias, com impacto directo na redução do desemprego e no estímulo da economia local.
Segundo as previsões do BAD, o rendimento médio mensal das famílias abrangidas deverá aumentar de 85 para 120 dólares, contribuindo significativamente para a redução da pobreza rural e da insegurança alimentar.
Investimento foca-se na sustentabilidade, inovação e gestão dos recursos
A estratégia do projecto assenta na adopção de práticas agrícolas inteligentes em termos climáticos, como o uso de furos alimentados por energia solar, reabilitação de tanques de imersão para o gado, e o reforço das cadeias de valor agrícolas e pecuárias, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável.
Além disso, o AVCLEP integrará acções de capacitação técnica, promoção da igualdade de género, gestão de conhecimento e restauração de paisagens degradadas, incluindo a gestão de bacias hidrográficas para garantir a segurança hídrica das regiões abrangidas.
“Este investimento representa uma intervenção crítica para construir resiliência climática e melhorar a segurança alimentar nas comunidades agrícolas mais vulneráveis do Zimbabué”, afirmou Moono Mupotola, Directora-Geral Adjunta do BAD para a África Austral.
Por sua vez, Martin Fregene, Director do Departamento de Agricultura e Agroindústria do Banco Africano de Desenvolvimento, destacou que o projecto “irá melhorar a capacidade de adaptação, promover oportunidades económicas sustentáveis e reforçar a resiliência das comunidades rurais às alterações climáticas”.