Mais de 20 marcas dos vinhos Sul-Africanos foram provados em Luanda, num evento organizado pela WOSA (Wines of South Africa), no Restaurante infinitus.
O restaurante infinitus, localizado na Ilha de Luanda, foi o palco da grande prova de vinhos Sul-Africanos, que reuniu empresários, apreciadores de vinhos, agentes comerciais do sector , jornalistas , líderes de opinião e homens de negócios.
Cerca de 24 marcas de vinhos Sul-Africanos estiveram durante duas horas e meia expostos para prova. Nederburg 56 Hundred Chenin Branco 2013, Annura 2015 Merlot, Simonsig Stellenbosch 2019, Kumala cape middle sweet white, Protea Chardonnay 2016, Alexander Fontier 2017 chardonnay, Lerato classic red, Laricmal Supreme Merlot, klein dasBosch 2016, Protea Chenin blanc 2020 e Oakridge, fazem parte da vasta lista de vinhos provados convidados.
O POC Notícias, que também esteve no evento, apurou que os vinhos acima mencionados podem ser adquiridos nas lojas Shoprite bem como em diversos pontos de venda do Mercado tradicional.
Marcos dos Santos, apreciador dos vinhos Sul-Africanos, disse ao POC Notícias, que aos poucos os vinhos da África do Sul têm conquistados os angolanos. “Sou admirador dos vinhos produzidos na África Sul. Consigo perceber que aos poucos eles vão conquistando os consumidores angolanos e o mercado nacional”, disse e acrescentou que “a pureza, a leveza, a especificidade e o aroma dos vinhos da África do Sul não têm comparação”, concluiu.
4% do vinho exportado no planeta é Sul africano
Segundo apurou o POC Notícias, na África do Sul produz-se vinho há mais de 350 anos, sendo que país é o oitavo maior produtor de vinhos no mundo e 4% do vinho exportado no planeta é Sul africano. A região sul-africana que mais vinhos produz é a província de Western Cape, precisamente onde está localizada a cidade de Cape Town.
A África do sul é o país de origem de quase 10% dos vinhos vendidos no mercado angolano, sendo que o país está entre os 25 principais mercados de exportação dos vinhos Sul Africanos. Para reforçar o negócio, a Wines of South africa (WOSA), entidade que certifica a promoção e exportação de vinhos Sul africanos, tem vindo a apostar no mercado nacional, com a realização de eventos que integram o plano de promoção externa dos vinhos sul africanos, que tem Angola como mercado preferencial há vários anos.
POC Notícias: Devarice da Gama