O 15º estudo de audiências da MIRA Research Angola, divulgado recentemente, apresenta dados confiáveis e imparciais sobre os hábitos de 10,7 milhões de angolanos nas cidades de Luanda, Benguela, Huambo e Huíla.
POC NOTÍCIAS | DOMINGOS BARROS | geral@pocnoticias.ao |
Segundo os resultados, 93% dos inquiridos afirmam assistir televisão, destacando a relevância deste meio de comunicação no país. O canal de televisão TV Zimbo lidera a preferência entre os telespectadores, com 70% dos participantes indicando que o assistem regularmente. Entre os programas mais populares, destacam-se “Fala Angola” e “A Tarde é Nossa”, que continuam a atrair grandes audiências, consolidando-se como favoritos da audiência angolana.
O estudo também apontou que os apresentadores mais referidos pelos telespectadores são Igor Benza e Ernesto Bartolomeu, duas figuras de destaque na televisão nacional, conhecidos pelo seu carisma e popularidade entre o público.
No sector de rádio, os dados mostram uma diversidade de preferências dependendo da região. Em Luanda, a Rádio Luanda é a mais ouvida, enquanto em Benguela, a Rádio Benguela lidera a audiência. Já nas províncias da Huíla e Huambo, a Rádio Mais domina. No que diz respeito aos radialistas, Jorge Gomes (Mangomito), da Rádio Luanda, e Jojo da MFM, são os nomes mais mencionados como os mais populares e influentes no sector.
Em relação à internet, as redes sociais continuam a ser as plataformas mais utilizadas pelos angolanos, com WhatsApp e Facebook destacando-se como as mais populares entre os usuários.