Kothari, Stardiam e a Kapu Gems são as três fábricas de lapidação de diamantes inauguradas, hoje, pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo.
Segundo o presidente da empresa “Kapu Gems”, Kalpesh Vaghani, a unidade fabril vai, numa primeira fase, lapidar cinco mil quilates de diamantes por mês e empregar 300 jovens.
O responsável disse à imprensa que o valor do investimento empregue na construção e equipamento da fábrica foi de cinco milhões de dólares. Garantiu, contudo, que o valor poderá, de forma progressiva, crescer para 20 milhões de dólares.
O director para os Assuntos Jurídicos e Recursos Humanos da fábrica “Stardiam” garantiu a mesma vai lapidar 508 quilates de diamantes por mês e, numa fase inicial, empregará 135 trabalhadores, sobretudo residentes na circunscrição do empreendimento. A empresa terá 35 trabalhadores expatriados (indianos), que constam no quadro de pessoal da fábrica, também servem para dar formação ao pessoal nacional. Referiu que, em pelo menos três anos, a “Stardiam” deverá contar apenas com mão-de-obra angolana.
Redação POC Notícias