A TotalEnergies e o seu parceiro social Founder Institute, apresentaram ontem, em Luanda o primeiro grupo de empreendedores finalistas do projecto de apoio e capacitação ao empreendedorismo ‘100 empreendedores’ lançado em 2024 pela TotalEnergies na altura do centenário da Companhia.
O primeiro grupo de empreendedores finalistas foram beneficiados do programa internacional da ‘Founder Institute’ tendo como resultado, uma taxa de retenção de 90% e uma participação feminina superior a 50%, refletindo o compromisso da TotalEnergies com a diversidade e a inclusão no ecossistema empreendedor angolano.
Ao longo dos meses do programa no ‘Founder Institute’ Luanda, cuja sede é em ‘Silicon Valley’ (Vale do Silício), o grupo de empreendedores participou em inúmeras sessões temáticas que envolveram mentorias especializadas e sessões práticas de apresentação dos seus projectos em formato de “pitch”, com o objectivo de fortalecer competências, promover a inovação e atrair potenciais investidores, parceiros e clientes, nacionais e estrangeiros. Estas actividades foram acompanhadas por dinâmicas em grupo, fomentando a entreajuda, a responsabilização colectiva e a motivação contínua.
O programa ‘100 anos, 100 empreendedores’ foi lançado em 2024 com o objectivo de apoiar os jovens empreendedores angolanos, capacitando-os através de programas de incubação, aceleração, mentoria e coaching, com o objectivo de contribuir para a diversificação da economia, a inclusão social e para a criação de um ecossistema local de negócios mais competitivo. O programa prioriza empresas de sectores estratégicos como a agricultura, pecuária, pescas, turismo, logística, mobilidade, indústria transformadora, telecomunicações, energia e serviços. A sustentabilidade, o empreendedorismo feminino e a liderança são também aspectos importantes do programa.
Até ao segundo semestre de 2026 os restantes empreendedores do projecto ‘100 empreendedores’ serão certificados à medida que forem terminando os seus respectivos programas de capacitação. Além da Founder Institute, a TotalEnergies tem também como parceiros a Disruption lab e a ACELERA Angola.
O programa de capacitação seguiu o currículo da rede internacional ‘Founder Institute’ que envolveu uma primeira etapa de diagnóstico, com sessões e ferramentas práticas para ajudar os empreendedores a aprofundar o conhecimento sobre os seus próprios negócios, validar, e identificar lacunas e a fortalecer competências. Em alguns casos ajudou-os a reposicionar estrategicamente os seus negócios para um maior crescimento. A segunda etapa, foi a da consolidação, ‘Coach & Do’, centrou-se nas áreas mais críticas e específicas de cada tipo de negócio e foram utilizados instrumentos de gestão para ajudar os empreendedores a identificar e mitigar fragilidades.
Receberam ainda um programa de «transformação digital» onde lhes foi atribuída uma “caixa de ferramentas” de tecnológica de apoio à gestão, ao estudo dos clientes e o acesso a plataformas que optimizam a produtividade e a colaboração.
O Founder Institute é a maior rede mundial de incubadoras, aceleradoras e investidores de startups. Desde 2009, a sua série de programas altamente estruturados de formação, incubação e aceleração ajudou a lançar mais de 8.300 novas startups e proporcionou a mais de 750.000 empreendedores aspirantes a orientação e a rede global necessárias para construir negócios viáveis e com propósito. Sediado em Silicon Valley e com capítulos em mais de 100 países em todo o mundo, a missão do Founder Institute é activar o potencial empreendedor e capacitar comunidades para criarem empresas com impacto económico e social positivo.
Conheça os empreendedores certificados:
- Sofia Corte Real: negócio de Polpas de Frutas – ‘Muangolano’. Ambiciona “promover a produção local e alimentação saudável”.
- Pedro Cidade: negócio na área do Turismo Comunitário – ‘Musseke Smart’. Ambiciona “fortalecer o turismo comunitário, criando oportunidades e valorizando a cultura local”
- Olívia de Oliveira: negócio na área de Cosméticos – ‘Babosa Lovers’. Ambiciona “gerar empregos e promover a sustentabilidade através da formalização de pequenos negócios.”
- Joaquim Campos: negócio das Bebidas Naturais – ‘Ngangu’. Ambiciona “reduzir a desigualdade social e económica, através de oportunidades justas e formação.”
- Cássia Sephora: negócio na área da Moda – ‘Nadanovo’. Ambiciona “escalar campanhas de sensibilização ambiental, fortalecer práticas de reciclagem e promover a consciência ecológica”.
- Renata Silva: negócio na área da Moda – ‘RS Atelier’. Ambiciona “criar programas estruturados de formação e geração de oportunidades para mulheres e jovens, promovendo inclusão económica e social”.
- Tito Cristóvão: Agronegócio – ‘UUNGO FA’. Ambiciona “gerar empregos e reforçar a sustentabilidade alimentar através da produção agrícola local e da formação comunitária”.
- Amílcar Peres: negócio na área Jogos Educativos PUZZLES – ‘MESSU’. Ambiciona “oferecer às crianças novas oportunidades de aprendizagem tecnológica e educacional, reduzindo o analfabetismo digital”.
- Lorena Reyes: agronegócio, Polpas de Frutas – ‘TeamFood’. Ambiciona “gerar empregos locais, reduzir o desperdício alimentar e incentivar práticas de produção e consumo sustentáveis”.
- Alberto de Almeida: negócio Vassouras Ecológicas – ‘Consciente Angola’. Ambiciona “disseminar uma cultura de sustentabilidade e consciência ambiental a nível municipal e comunitário”.
- Iracema Watari: negócio na área Cosméticos Naturais – ‘CHEIRUS’. Ambiciona “escalar a produção e abrir novas lojas em várias províncias, promovendo produtos naturais e a economia verde”.
- Giovani Afonso: negócio na área de Gestão de Eventos – ‘Ticket.AO’. Ambiciona “criar um serviço inovador e disruptivo que amplie o acesso digital e a literacia financeira, impulsionando o comércio e a formalização económica”.
- Babiana Rufino: negócio na área de Produtos Naturais – ‘Bi-Natural’. Ambiciona “promover a saúde e bem-estar (ODS 3) através de produtos naturais, valorizando a produção nacional e práticas sustentáveis”.
- Nadyesda Saraiva: negócio na área da Reciclagem – ‘ECO-Bags’. Ambiciona “diminuir significativamente o desperdício têxtil, combater o uso excessivo de sacos plásticos e criar mais postos de trabalho, para um planeta mais verde”.
- Heydi Ramos: negócio na área de Gestão de Eventos – ‘Ticket.AO’. Ambiciona “promover literacia digital e financeira, com impacto social significativo na inclusão económica de jovens empreendedores”.
- Guiomar Campos: negócio na das Bebidas Naturais – ‘Ngangu’. Ambiciona “contribuir para melhorar a qualidade de vida dos angolanos. Na prevenção de doenças por meio de alimentação saudável para o controlo de doenças”.
- Josina Peres: negócio na área Jogos Educativos PUZZLES – ‘MESSU’. Ambiciona “estar em todas as áreas de Luanda e nas outras províncias. Ser uma marca de renome e transformar a forma de pensar e brincar das crianças”.
- Walter Chitali: agronegócio, Polpas de Frutas – ‘TeamFood’. Ambiciona “contribuir para o desenvolvimento sustentável ao valorizar a produção nacional transformando excedentes agrícolas em produtos de valor acrescentado”.
 
		




 
									 
					 

 
		
		
	 
		
		
	