POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Sensibilizar empresas e trabalhadores para a implementação de mecanismos e instrumentos de carácter técnico-organizativos, que garantam condições seguras, higiénicas e de conforto no trabalho, foi o objectivo do 2.º Fórum de Segurança e Saúde do Standard Bank Angola (SBA), promovido hoje na sede da instituição, no âmbito do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho [28 de Abril], este ano subordinado ao tema “Um ambiente de trabalho seguro e saudável como princípio e direito fundamental”.
No evento, a instituição reuniu parceiros e clientes para um debate em torno da segurança e saúde como um direito fundamental, dos instrumentos indispensáveis para a detecção de novos riscos e riscos emergentes, nomeadamente no sector bancário, e da adopção de atitudes pró-activas de segurança, num contexto de responsabilização individual e de interacção com as suas equipas de trabalho.
‘O Papel da Inspecção Geral do Trabalho na Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho’ e ‘A Importância do Sistema de Gestão Integrado nas Normas ISO 45001 e 14001’ foram dois dos principais temas em destaque no programa, que incluiu também reflexões sobre a saúde visual, os acidentes de trabalho e doenças profissionais, entre outros.
“A prevenção de riscos profissionais é uma preocupação que deve ser consolidada pelas empresas, e que exige não só o esforço das entidades patronais, como o empenho dos trabalhadores, dos cidadãos em geral, dos inspectores e das instituições competentes”, afirma Agostinho Neto, Gestor de Segurança e Saúde Ocupacional do SBA, explicando que o evento teve como propósito “sensibilizar clientes e parceiros para as tendências internacionais em matéria de segurança e saúde no trabalho e na magnitude das lesões, doenças e mortes relacionadas com o trabalho bancário”.
Marco Carvalho, Director executivo da Direcção de Pessoas e Cultura do SBA, que deu as boas-vindas no evento, acrescenta ainda que “o Standard Bank não podia deixar de se associar a esta efeméride, celebrada em todo o mundo, também como uma forma de homenagem a todas as vítimas dos acidentes de trabalho e de doenças profissionais”.
“Tem sido graças aos avanços na implementação de medidas preventivas por parte das empresas que, ao longo do último século, tem sido possível diminuir-se consideravelmente a ocorrência de lesões graves em ambiente laboral. Esta é uma prova que a prevenção é fundamental e indispensável para a promoção de locais de trabalhos seguros e saudáveis, e deve ser uma responsabilidade de todos”, concluiu Marco Carvalho.
A par da realização do fórum, decorreram ao longo de todo o dia, no Centro Médico do SBA, situado nas instalações da sede, rastreios visuais aos profissionais da instituição, assegurados pelo Centrooptico, assim como uma campanha de medição da pressão arterial e de glicemia, pela Fidelidade Seguros.