Oleoduto que sai da Boavista até ao Aeroporto 4 de Fevereiro vai reduzir a quantidade de camiões neste trajecto, reduzir os custos de transporte na ordem dos 3 milhões de dólares e prevê reduzir também o contrabando.
POC NOTÍCIAS: Woth Massango
geral@pocnoticias.ao
Foto: D.R
A Sonangol inaugurou hoje, 20 de Dezembro de 2021, a pipeline de JET-A1, ou conduta de combustível para aviões, que sai da instalação de armazenamento de combustíveis da Boavista até ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, numa extensão de 25 quilómetros.
O oleoduto, que permite o enchimento de um tanque de 2,5 milhões de litros em 13 horas, contra os 3 dias que eram necessários anteriormente, visa garantir a transferência de Jet-A1 com maior segurança e eficiência melhorando, assim, a rede de transporte e distribuição de combustíveis, o que permitirá também a diminuição do número de camiões cisternas que circulam nas estradas em direcção ao Aeroporto 4 de Fevereiro, o que poderá reduzir os acidentes e riscos de derrame do produto e o desincentivo do contrabando de combustíveis.
A petrolífera nacional informa ainda que a construção desta conduta permitirá também reduzir o custo de transporte de JET-A1 na ordem dos 3,2 milhões de dólares por ano.