A SODIAM em presa nacional de comercialização de diamantes de Angola prevê arrecadar no seu quarto leilão, mais de 20 milhões de dólares.
POC Notícias: Fábio Domingos
Foto: D.R
Trata-se de uma licitação que incide sobre seis pedras especiais, da Sociedade Mineira de Lulo, especificamente duas cor de rosa, com as propostas a serem avaliadas até dia 29 de Novembro.
A empresa prevê arrecadar mais de 20 milhões de dólares com este leilão. Segundo conclusões da reunião do Processo Kimberley, realizada recentemente em Moscovo, na Rússia, a comercialização de diamantes brutos vai passar a ter certificação digital. “Trata-se de uma proposta da Rússia, que visa garantir maior segurança nas operações de venda de diamantes brutos, em todo o mundo”, disse o Secretário Executivo do referido processo, o angolano Estanislau Buio,
Recorde-se que a Sodiam mantém-se como o canal exclusivo para vendas por contratos, por leilões e às fábricas de lapidação de diamantes. Fundada em 1999, a Sodiam é a empresa estatal responsável por controlar e supervisionar a compra, venda e exportação da produção angolana de mineração de diamantes.