A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, SODIAM E.P, encerrou na quinta-feira, 24 de Junho, o terceiro leilão de diamantes brutos realizado em Luanda, tendo arrecadado um valor bruto total de 56,6 milhões de dólares.
Foram comercializadas em leilão, produções de diamantes especiais de Uari, Lulo, Catoca e Luele. O valor final da licitação, fechou com uma venda global de 56,6 de dólares.
As sessões de avaliação decorreram entre os dias 9 e 23 deste mês de Junho de 2021, nas instalações da SODIAM E.P, compreendeu a apresentação de propostas, submetidas por via
electrónica, até às 11h00 do dia 24 de Junho, no site da instituição.
Segundo apurou o POC Notícias, além do conjunto diversificado de pedras especiais, esteve igualmente em licitação um lote de composição ‘run-of-mine’ variado em todos os tamanhos da produção do kimberlito Luele da região de Luaxe.
Participaram no leilão mais de 50 empresas das principais praças diamantíferas mundiais. O primeiro leilão de diamantes ocorreu em Fevereiro de 2019, à luz da Nova Política de Comercialização de Diamantes, e em Dezembro do mesmo ano, a SODIAM E.P realizou o segundo.
Recorde-se que em 2020, por conta da pandemia do Covid-19, não foi possível a realização de leilões. No formato actual de leilão, para o acto de compra de diamantes, as empresas participantes apresentam as suas licitações de forma remota, em modelo fechado, na plataforma electrónica “online” criada para o efeito, modelo que gera maior transparência no processo e que permite obter um maior valor comercial para as pedras disponíveis.
Apesar das restrições do Covid-19, o 3º leilão de diamantes confirmou-se como o maior até ao momento, em termos de participação e valor arrecadado. Em 2020 a SODIAM E.P vendeu mais de 7,7 milhões de quilates em bruto por um valor total de 1.013 mil milhões de dólares, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.
Redação POC Notícias: Ana Atalmira