POC NOTÍCIAS | CARDOSO ALFREDO | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – O Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE) prevê iniciar o processo de privatização da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) no quarto trimestre de 2023, com vista a melhoria da rentabilidade desta empresa.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do IGAPE, Patrício Vilar, antes de se privatizar a SGA, ainda haverá acções precedentes relacionadas com as contas e a estratégia de rentabilização de cada aeroporto, que deve estar sedimentada de forma antecipada à licitação.
Ao falar à imprensa, no final de um encontro com o Conselho de Administração da respectiva Sociedade, o gestor augurou a salvaguarda dos postos de trabalho já existente.
“A nossa expectativa não é perder os postos de trabalho existente na SGA, mas melhorar a rentabilidade destes trabalhadores, com vista o alcance dos objectivos preconizados”, sublinhou.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da Sociedade Gestora de Aeroportos, Mário Domingues, referiu que a privatização desta empresa vai permitir melhorar a performance e eficiência empresarial.
Em relação à situação financeira da empresa, o PCA advogou a necessidade de se criar fundos próprios para a gestão da SGA, para evitar que se recorra aos financiamentos bancários para fazer a certificação dos Aeroportos, tal como acontece actualmente.
A SGA é uma instituição comercial com estatuto de empresa de domínio público, habilitada a explorar o serviço aeroportuário de aviação civil, com destaque para a gestão e o desenvolvimento de infra-estruturas aeroportuárias do país.
Instituída em 2019, o surgimento da SGA resulta da cisão da Empresa Nacional de Navegação e Exploração Aérea – ENANA), que surgiu no âmbito do reforço da cooperação no acompanhamento da actividade operacional das empresas públicas e com domínio público.