Pelo menos sete em cada dez pessoas manifestam insatisfação com o atendimento prestado pelas empresas em Angola, segundo uma sondagem revelada na 1.ª Edição do Fórum CX Sessions, realizada na passada sexta-feira, no Belas Business Park, em Luanda.
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Durante o fórum, foi apresentada uma sondagem conduzida com apoio da plataforma Mira, revelando que 80% dos inquiridos estariam dispostos a pagar mais em troca de um atendimento mais organizado e eficiente. Os dados reforçam a urgência de reformular a cultura de serviço ao cliente no país.
Durante o evento, o director adjunto do INADEC, Wasamba Neto, destacou a importância de iniciativas como o CX Sessions, defendendo a sua expansão para outras províncias. “O cliente garante sustentabilidade a qualquer empresa, desde que seja valorizado. O bom atendimento fideliza, não é um favor”, afirmou.
O encontro, dedicado à experiência do cliente, reuniu cerca de 300 participantes, incluindo representantes de 30 empresas de diversos sectores, bem como entidades públicas como o Ministério das Finanças e o INADEC – Instituto Nacional de Defesa do Consumidor.
Já o director-geral da Muconda Eventos, entidade organizadora do fórum, Nicolau António, reforçou que o propósito da iniciativa é criar um espaço de diálogo em torno da melhoria dos serviços. “Os angolanos estão rodeados de produtos e empresas, mas continuam a enfrentar deficiências no atendimento, especialmente nas instituições públicas. Este fórum serve para partilhar boas práticas e encontrar soluções reais para melhorar a relação com os clientes”, frisou.
Com um investimento total de 8 milhões de kwanzas, o evento contou com o apoio de empresas como MDC, Sofangol e outras que acreditaram na importância da causa. Para os organizadores, a maior preocupação de muitas empresas continua a ser o lucro, descurando a satisfação do cliente. “Isso precisa mudar”, concluiu Nicolau António.