POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O seleccionador nacional de futsal, Marcos Antunes, divulgou ontem, numa conferência de imprensa realizada no Centrooptico, a lista dos 30 atletas convocados para o estágio de preparação para o Campeonato Africano de Futsal de 2024 (CAN). O estágio de preparação realiza-se entre os dias 23 de Janeiro e 9 de Fevereiro, retomando depois em Março com maior foco no CAN.
____________________________________________
Os 30 jogadores convocados para este primeiro estágio de preparação são: Gomito (GR); Dennis (GR); Nelsinho (GR); Laélcio (GR); Any (ala esquerdo); Bráulio (ala direito); Bustah (universal); Carlos (fixo); César (pivot); Chico (fixo); Diogo (pivot); Helber (ala direito); Hornes (pivot); Kaluanda (universal); Kliverth (ala/pivot); Lélio (pivot); Levi (ala esquerdo); Mano (ala esquerdo); Osvaldo (universal); Pesado (ala direito); Prado (ala/pivot); Tito (ala/universal); Zipa (pivot); Dias (ala esquerdo); Kota (fixo); Paulo Ricardo (fixo); Adérito (ala/pivot); Bruno Mendes (pivot); Nuno (universal); Reveldinho (fixo).
O trabalho de preparação da selecção nacional incluirá a realização de jogos contra as melhores equipas de futsal das províncias onde se realizará o estágio. O objectivo da selecção angolana para o Campeonato Africano de Futsal (CAN), a decorrer entre 8 e 17 de Abril em Marrocos, passa por terminar nos três primeiros lugares, que darão acesso ao Mundial de Futsal no Uzbequistão.
“Os principais desafios são sobretudo as condições de trabalho em relação a outros países que realizam jogos internacionais, têm estágios na Europa, e muito mais apoio e sponsors. Mas com aquilo que temos e com muita vontade e dedicação, vamos conseguir realizar um CAN de Futsal dentro das nossas expectativas”, defende o seleccionador Marcos Antunes.
Apuradas para o Campeonato Africano de Futsal estão já as selecções de Angola, Marrocos e Egipto. No início de Fevereiro, vai ter lugar uma fase de qualificação com a presença de 10 selecções, para apurar as cinco que se juntam a Angola, Marrocos e Egipto na fase final do CAN.
Lançado em Fevereiro de 2023 pela Federação Angolana de Futebol de Futsal (FAFUSA), o Projecto Nzoji visa uma mudança social e cívica de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em Angola.