Mais do que uma rota gastronómica, a iniciativa tem um forte impacto na promoção do turismo local, incentivando a descoberta de novos restaurantes e destinos, agora ampliados para as paisagens deslumbrantes do Mussulo e de Cabo Ledo.
A Rota do Sossego está de volta para a sua terceira edição, consolidando-se como uma das iniciativas mais inovadoras de enoturismo e gastronomia em Angola. Organizada pela Vinus, filial da Sogrape no país, a iniciativa expande-se, este ano, para novas localizações, incluindo o Mussulo e Cabo Ledo, reforçando a ligação ao turismo e ao conceito de descoberta de novos espaços e experiências.
Criada com o objetivo de tornar o vinho mais democrático e acessível, integrado ao estilo de vida angolano, a Rota do Sossego desafia restaurantes e chefs a criarem petiscos exclusivos harmonizados com os vinhos Sossego – tinto, branco e rosé. Mais do que um evento gastronómico, trata-se de uma celebração da cultura do vinho e do prazer de desfrutar momentos memoráveis.
Os participantes poderão percorrer um trajecto gastronómico personalizado, munidos de um passaporte especial, onde cada local visitado adiciona um novo carimbo à sua jornada enogastronómica.
José Carlos Gomes, Director de Marketing da Vinus, realça o impacto do projecto na promoção do turismo local, na medida em que incentiva a descoberta de novos destinos e restaurantes.
“A Rota do Sossego continua a crescer e a consolidar-se como a principal dinâmica entre vinhos e gastronomia em Angola, e um dos eventos mais aguardados do calendário dos winelovers. Desta vez, o ultrapassa os limites urbanos de Luanda e estende-se até às praias do Mussulo e Cabo Ledo, proporcionando novos momentos de consumo em ambientes ainda mais descontraídos e sofisticados. Pelo preço fixo de 5.000 Kz, estão todos convidados a desfrutar de um copo de vinho Sossego e petiscos exclusivos, numa experiência acessível, atractiva e repleta de prémios em cada paragem”, sublinhou.
Os locais participantes desta edição incluem espaços icónicos e diversificados, proporcionando aos visitantes uma ampla variedade de experiências. Entre eles estão o Nikkis House, Ceano, Mbawa, Madeirense – Futungo, O Naval, Del Mar, Flor do Duke, Q’Point, Hashtag, Pátio Luanda, Flamingo, Taverna do Morro, Transmontano, Madeirense – Maculusso, Mamma Mia e Carpe Diem. Com opções distribuídas por Luanda, Mussulo e Cabo Ledo, os participantes terão a oportunidade de explorar sabores distintos em ambientes únicos e inspiradores de 21 de Fevereiro a 21 de Março.