POC NOTÍCIAS: Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: Cedidas
Segunda edição dos Prémios Tigra Nova Garra foi anunciada esta Terça-feira com objectivo de premiar e elevar o novo talento nacional, que se destacam em diversas áreas da sociedade.
Empresa angolana Refriango apresentou esta terça-feira a segunda edição da iniciativa da Cerveja Tigra que visa promover o que de melhor se faz em Angola.
Trata-se dos Prémios Tigra Nova Garra, que chegam com o objectivo de premiar e elevar o novo talento nacional, que se destacam em diversas áreas da sociedade como Saúde, Artes, Meio Ambiente, Desporto, Ciência & Tecnologia & Mundo Digital e Música.
O Corpo de Júri é composto por sei jurados: para a área da Saúde, Ludmila Rangel, Jornalista e Consultora para a área da Saúde; em Meio Ambiente, Iliandra Baptista, Gestora de Projectos em Ambiente na Eco Angola; nas Artes, Mehak Vieira, Fundadora e Curadora da JAHMEK – Galeria de Arte Contemporânea; em Desporto, Walter Lobão, Empreendedor na área desportiva; para Ciência & Tecnologia & Mundo Digital, Mauro Sérgio, Engenheiro Electrónico, Empreendedor e Repórter da National Geographic; e na categoria de Música, Tri Chu – Hélio Santos, Produtor e Promotor de Eventos.
O Presidente do Júri é Danilo Castro. O empreendedor africano, Criador de Conteúdos e Comunicador Digital exalta a iniciativa. “O facto de ser uma segunda edição reforça o compromisso que a marca tem para com os jovens. Acima de tudo a importância que tem uma empresa privada criar plataformas que promovam a visibilidade de projectos e jovens, que de outra forma continuariam no anonimato.
“Para mim como presidente do Júri, a alteração do formato de votação, onde passamos a ter o voto do público somado à votação dos jurados, permite equilibrar os nomeados que não dispõem de tantos recursos nas redes sociais”, acrescentou.
Os Vencedores serão anunciados e premiados durante a Gala que se irá realizar no dia 28 de Maio no Hotel Epic Sana e que será transmitida pela TPA e pelo portal Platinaline.
Conheça os nomeados por categoria
Meio Ambiente os indicados: Imisi Almeida, gestor cultural; Isilda Cavaleca, bióloga; Marco Paulo, geólogo; e Rafaela Borges, educadora ambiental.
Artes: Adriano Cangombe, curador de Arte e professor; Anita Sambanje, artista visual; Mwana Pwo, fotógrafa; e Hélder Garcia,artista plástico e designer.
Desporto: Rafaela Santo, nadadora profissional; Zine Salvador, futebolista; Victor dos Santos, atleta de Jiu Jitsu; e Stelvia Pascoal, andebolista.
Ciência e Tecnologia: Xande Pinto, desenvolvedor; Benjamin Cardoso, estudante de Electrónica e Telecomunicações; Elisa Capololo, Engenheira Informática; e Francisco da Mata, Estudante de Ciências de Computação.
Saúde: Stella Constantina, obstetra; Edna de Alegria, fisioterapeuta; Kelson Francisco, pediatra; e Márcio Gaspar, cirurgião.
Música: Olinda Simeão, cantora e compositora; Custódio Bistt, professor de música; Prince Marcos, músico e fotógrafo; e o músico Xaxi.
Os 4 nomeados de cada categoria, podem ser votado através de vídeos exibidos no canal – Cerveja Tigra no YouTube. O público irá votar através de “likes” aos vídeos publicados, que apresentam o nomeado e um descritivo geral do seu trabalho.
Em relação aos votos, serão apenas contabilizados votos/”likes” quando o utilizador se encontra com o login feito no Youtube. Nesta edição, os vencedores serão apurados não só através dos likes recebidos nos seus vídeos, como também pela votação do júri do concurso, cuja avaliação vai valer 50%.
Para o vencedor de cada categoria, existe um prémio de um milhão de kwanzas, um troféu, e a oportunidade de participar em wokrshops e sessões de formação promovidas pela Cerveja Tigra. A votação começou no dia 3 de Maio e será feita de forma escalonada: para as categorias Meio Ambiente e Artes, a votação estará aberta de 3 a 9 de Maio; para Desporto e para Ciência e Tecnologia, de 10 a 16 de Maio; e para Saúde e Música, de 17 a 23 de Maio.