POC NOTÍCIAS | CARDOSO ALFREDO | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – Os projectos sustentáveis ligados aos sectores da Educação, Saúde, Ambiente, Energia e Águas de Angola poderão ser financiados por instituições financeiras internacionais com taxa de juros inferior a 3% e um prazo superior a 15 anos.
De concreto, trata-se de um conjunto de recursos financeiros disponíveis pelas instituições financeiras internacionais que Angola não tem tido acesso, por falta de um diploma específico que regula esta matéria, segundo a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa.
Para que se tenha acesso a este financiamento, a Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o “quadro operacional para o financiamento sustentável”, com vista a criação de condições para que o país possa endividar-se com taxa de juros inferior a 3% e um tempo de pagamento superior a 15 anos.
De acordo com a ministra, com aprovação deste documento, os departamentos ministeriais das Finanças, Economia e Planeamento, assim como os ministérios com projectos potencialmente legíveis devem trabalhar em conjunto para se ter acesso aos financiamentos.
Conforme a ministra, é um processo exigente, mas tem o mérito do financiamento ser de longo prazo e com taxa de juros inferior.
“Já temos algumas instituições financeiras internacionais que estão prontas para trabalhar com o Governo angolano na identificação dos projectos sustentáveis a serem financiados”, revelou.
A captação destes fundos, avançou, representa uma forma menos onerosa de financiar os projectos de grande impacto na vida socioeconómica do país.