Os estudos, que já resultaram em livros, permitem ter um conhecimento profundo das cadeias de oportunidades de investimento, existentes em cada fileira da produção nacional.
Tais como: a) Cadeia de Valor do Sector do Turismo em Angola; b) Cadeia de Valor do Sector dos Recursos Geológicos em Angola; c) Cadeia de Valor do Sector das Pescas em Angola; d) Cadeia de Valor do Sector Têxtil, e Calçado em Angola.
Segundo uma Newsletter do PRODESI, enviada hoje ao POCNOTICIAS, a agricultura beneficiou de uma forte modernização, nos últimos 50 anos, o que permitiu aumentar a produtividade e a produção em quase todo o mundo. Mas, em Angola, o sector agrícola ficou à margem do processo de modernização, por causa do longo período de guerra, associado o tempo empregue na remoção de minas terrestres e o processo de reorganização do território rural.
A Newsletter destaca também que o território nacional tem as condições e potencial para ambicionar uma produtividade agrícola e um volume de produção mais elevadas. Sendo que para isso, deve-se potencializar o acesso às novas tecnologias de produção.
“Até aqui, vários programas para modernizar a agricultura têm sido implementados. Contudo, este processo não depende apenas do acesso à tecnologia, pelo que é necessário um processo de transição e de aprendizagem dos técnicos e produtores rurais”, acrescenta Newsletter.