O Centro de Formação Procinea, afecto à Produtora de Cinema e Audiovisual, Procinea, entregou recentemente, certificados aos primeiros formandos, numa cerimónia que encerrou o Primeiro Ciclo de Formação em Cinema e TV. O evento teve lugar no Anfiteatro da Paróquia de São Paulo, em Luanda e contou com a presença do Director da Cultura, Juventude e Desporto da Província de Luanda, Manuel Gonçalves.
De acordo com o Director-Geral da Procinea, Dorivaldo Fernandes, foram selecionados um total de 11 módulos, sendo que no primeiro ciclo de formação foram apenas ministrados quatro módulos, nomeadamente, Produção, Actuação, Edição de Vídeo e Edição de Imagem, e a perspectiva é arrancar com o segundo ciclo de formação no primeiro trimestre de 2021. Nesta primeira fase foram formados 55 jovens.
Segundo Dorivaldo Fernandes a pretensão da Produtora “é de levar a formação para as outras províncias de Angola”, priorizando as de Benguela e Huíla, que nos últimos anos por iniciativa de um grupo de jovens tem dado passos significativos na produção de cinema, faltando aliar a estes esforços a formação de jovens produtores para a melhoria da qualidade dos seus produtos, pelo que espera poder contar com o apoio de instituições, como o Ministério da Cultura Turismo e Ambiente, Instituto Angolano de Cinema e Audiovisua (IACA), Governos Provinciais e outras que estejam interessadas em apoiar estes esforços.
O Director Director da Cultura, Juventude e Desporto da Província de Luanda, Manuel Gonçalves afirmou que o gabinete que dirige “está atento” ao caminho que as indústrias culturais têm tomado e que está disposto a apoiar a iniciativa da Procinea em formar jovens nas diversas áreas do Cinema e TV.
O responsavel chamou atenção para a preocupação que os autores devem ter em proteger os seus direitos autorais e garantiu que tudo está a ser feito para a certificação dos cursos nas áreas da cultura e artes, num trabalho conjunto com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).