POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – A Pascual e a Comissão Nacional de Angola para a Unesco assinaram hoje, em Luanda, um protocolo de cooperação para levar o projecto Professor Pascual a mais de 20 mil alunos entre os 6 e 12 anos, de 13 escolas primárias da capital.
A Refriango e a marca Pascual assinaram hoje um protocolo com o Secretariado Permanente da Comissão Nacional de Angola para a Unesco (CNU-Angola), com vista à educação nutricional de 20 mil crianças entre 6 e 12 anos. A iniciativa enquadra-se no apoio da empresa ao governo angolano para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em matéria de acesso à educação e à nutrição.
Para o responsável do Secretariado Permanente, Alexandre Costa, “A sua efetivação, permitirá desenvolver programas, Projectos e actividades conjuntas, de carácter formativo, filantrópico e não só, que visam apoiar as políticas do Executivo angolano de propiciar um bem-estar às populações e garantir sociedades mais sustentáveis, inclusivas e equitativas, sobre tudo nas comunidades rurais e vulneráveis, fazendo jus à retorica de não deixar ninguém para atrás”.
David Moisés, responsável pelo projecto e gestor de marca Pascual, realça que “a assinatura do protocolo permitirá a milhares de crianças ter um programa de educação nutricional completo e adaptado às suas idades”, ajudando-as a “desenvolver hábitos alimentares que levarão consigo ao longo de toda a sua vida e que poderão também transmitir às suas famílias e amigos”.
Na mesma linha, Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango, indicou que “a Refriango tem na sua génese uma continua preocupação social e de desenvolvimento com as comunidades. O projecto Professor Pascual reflecte a importância da nutrição para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e físicas das crianças.
Para além dos representantes da Refriango /Pascual, participaram na assinatura do protocolo membros da Direcção Nacional de Educação Pré-escolar e Ensino Primário, a Deputada Nary Aguiar, da 8ª Comissão de Trabalho da Assembleia Nacional para os Assuntos de Família, Infância e Acção Social, membros do Instituto Nacional da Criança, do Gabinete Provincial da Educação de Luanda, da UNICEF e parceiros.
A formalização do protocolo decorreu na Escola 1500, no município do Rangel, uma das 13 instituições de ensino primário de Luanda abrangidas pela nova etapa do projecto Professor Pascual, onde se darão aulas interactivas sobre nutrição, alimentação saudável e equilibrada.
Nestas sessões de três horas, os alunos aprendem a destacar as diferenças entre alimentos, nutrientes, vitaminas, minerais, bem como a importância e benefícios dos produtos lácteos e recebem recomendações sobre os hábitos alimentares. As aulas contam com a presença do Professor Pascual, representado pelo actor Osvaldo Moreira, que distribuirá às crianças material didáctico e iogurtes da marca.