POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – A Coca-Cola, Refriango, Associação Nação Verde e a Pumangol formalizaram hoje, 24 de Janeiro, o protocolo do projecto “O Ecoponto”, que visa instalar, numa primeira fase, oito ecopontos em locais estratégicos na capital angolana e com isso lançar as bases para o aumento da reciclagem de plástico, lata, vidro e papelão no país.
O protocolo que dá sinal verde ao projecto “O Ecoponto”, pretende impulsionar a reciclagem de resíduos sólidos no país. O projecto de sustentabilidade ambiental foi desenvolvido no âmbito da plataforma Jamii e World Without Waste (o mundo sem lixo) e consiste na instalação de oito ecopontos em locais estratégicos de Luanda, como bombas de combustível, onde os consumidores poderão facilmente depositar garrafas de plástico PET, latas, cartão e vidro com vista à sua reciclagem.
O programa tem também como objectivo criar consciência sobre a importância da reciclagem a nível ambiental, económico e social, através de uma campanha de comunicação que estará em rádio nas bombas de combustível.
“O protocolo estabelece o apoio das partes envolvidas às acções de sensibilização promovidas pela Associação Nação Verde, instituição responsável pela recolha e transporte dos resíduos depositados nos ecopontos até uma unidade de reciclagem”, lê-se num comunicado que o POC NOTÍCIAS teve acesso.
Paula Lima, Gestora Sénior da Coca-Cola, sublinhou que “os ecopontos contribuirão para a melhoria do sistema de colecta de lixo em Luanda e ajudarão a fomentar uma discussão ampla sobre sistemas e políticas de tratamento adequado de resíduos”. “Este projecto dá resposta à transformação positiva em matéria de meio ambiente que Angola e o mundo precisam”, aponta.
O representante da Associação Nação Verde, Nuno Cruz, considera que este projecto irá assumir um papel preponderante no processo da promoção da logística inversa e da economia circular, sobretudo na sensibilização, conscientização e educação ambiental dos cidadãos.
“A instalação dos ecopontos em zonas estratégicas de Luanda, numa primeira fase, vai revolucionar a forma como olhamos para os resíduos sólidos. É importante educar a sociedade sobre a necessidade de fazer uma gestão adequada dos resíduos que produzimos, criando espaço para a transformação destes resíduos”, avança.
O projecto “O Ecoponto” conta com a parceria institucional da Agência Nacional de Resíduos e insere-se no programa global da Coca-Cola, “World Without Waste”, que tem a meta de reciclar cada garrafa ou lata que vende, e de usar 50% de material reciclado em todas as garrafas até 2030.