Apesar do interesse em evitar a gravidez, este número de mulheres em idade reprodutiva não usa métodos contraceptivo e não costuma ter acesso ao planeamento familiar voluntário. No mundo, mais de 41% das gravidezes que ocorrem a cada ano não são planeadas.
POC Notícias: Ana Atalmira
No dia 26 de Setembro comemorou-se o Dia Mundial da Contracepção e Prevenção a Gravidez na Adolescência. O UNPFA em parceria com várias figuras públicas, gravaram um spot publicitário que apela ao uso de contraceptivos para que todas as mulheres percebam que é um direito seu ter ou não filhos e que a gravidez na adolescência é uma das principais causas de abandono escolar e de manutenção do ciclo de pobreza entre as gerações futuras.
O Dia Mundial da Contracepção celebra-se desde 2007 a 26 de Setembro no mundo todo. A data foi criada com o objectivo de assinalar a importância de esclarecer a população sobre os diferentes tipos de Contracepção existentes e as vantagens do planeamento familiar, bem como ajudar as pessoas a refletir sobre a importancia da saúde física, mental, sexual e reprodutiva.
“No mundo, mais de 41% das gravidezes que ocorrem a cada ano não são planeadas”
Dinamene Cruz, Zuleica Wilson, Igor Benza, Elizete Vasco e Geovany Comandala (apresentadores de TV), Mell Chaves (Consultora de Marketing), HoChi Fu (Realizador) e os escritores Helena Dias e Adão Zina, são as figuras públicas que abraçaram o desafio de apelar às pessoas para que o uso voluntário de métodos contraceptivos seja promovido, que a mensagem chegue a todos, para que tenhamos menos mães adolescentes, menos abandono escolar e menos probreza.
Para Mell Chaves consultora de marketing e mãe de uma adolescente, a Contracepção é um ponto importante de conversa entre pais e filhos. “Faço com que a minha filha perceba que todas as mulheres têm o direito de decidir se e quando ter filhos, e quantos ela quer ter. Infelizmente temos visto muitas mães na adolescência, o que demonstra o não conhecimento dos métodos de prevenção. É um dever cívico ajudar a espalhar este apelo”.
No mundo, mais de 41% das gravidezes que ocorrem a cada ano não são planeadas. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 16 milhões de meninas com menos de 18 anos dão a luz anualmente e nessa faixa de idade há 28% mais chances de morrer por causas de parto, do que em jovens de 20 a 24 anos.
“Cerca de 16 milhões de meninas com menos de 18 anos dão a luz anualmente e nessa faixa de idade há 28% mais chances de morrer por causas de parto”
O 26 de Setembro, Dia Mundial da Contracepção e Prevenção a Gravidez na Adolescência, é uma iniciativa de organizações não governamentais e sociedades internacionais, com apoio mundial da Bayer HealthCare Pharmaceuticals e acontece em cerca de 70 países da Europa, Ásia, África e América Latina. Uma forma de levar mais informação aos jovens, educar sobre a saúde sexual e métodos contraceptivos para a prevenção de uma gravidez não planeada.