Cerca de 30 mulheres estão a participar da formação de empreendedorismo, gestão da saúde menstrual e igualdade de género, que decorre em Luanda, de 25 de Outubro a 04 de Novembro.
POC Notícias: Ana Atalmira
Foto: D.R
O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Organizações da Sociedade Civil e com o apoio do Ministério dos Transportes organizam, de 25 de Outubro a 04 de Novembro uma formação de empreendedorismo para cerca de 30 mulheres.
Segundo um comunicado que o POC Notícias teve acesso, a formação de empreendedorismo, inserida nas comemorações do dia Mundial da Menina, celebrado mundialmente a 11 de Outubro, é dirigida a mulheres dos 20 aos 35 anos de idade e será ministrada por uma formadora de Cabo Verde. Temas como empreendedorismo, gestão da saúde menstrual e igualdade de género, serão abordados durante os dias de formação, a decorrer na Academia do Porto de Luanda.
“A formação tem duas componentes: por um lado capacitar as mulheres a criar e desenvolver uma marca com recurso a ferramentas digitais em redes sociais, e por outro, a confeccionar absorventes íntimos reutilizáveis e impermeáveis. O UNFPA é o ponto focal da organização do evento que reunirá participantes nomeadas pelo MINJUD/Programa JIRO e pelas organizações parceiras Centro de Apoio ao Jovem (CAJ) e Conselho das Igrejas Cristãs de Angola (CICA)”
Para o representante do MINJUD, Kikas Machado Director Nacional para Politicas da Juventude, “com esta formação damos seguimento ao programa de parceria com a UNFPA, e também o fomento do empreendedorismo, uma vez que as participantes poderão com esta actividade promover a obtenção de renda a partir do exercícios desta actividade”.
“Os objectivos desta capacitação, prende-se com o facto de facilitar sinergias com países de expressão portuguesa, fortalecendo assim a Cooperação Sul-Sul, mas tendo sempre em conta os princípios e prioridades do avanço da Igualdade do Género. Um mundo em que as mulheres podem contribuir para o desenvolvimento económico”, afirmou Mady Biaye, representante do UNFPA em Angola.
As 30 jovens mulheres em formação nomeadas pelas Organizações parceiras do UNFPA, no final desta formação estarão preparadas para criar a sua marca e capacitar outras mulheres para apoiar o desenvolvimento da economia nacional.
Esta formação resulta da parceria estabelecida entre o UNFPA, MINJUD, CAJ, CICA, conta com o apoio do Ministério dos Transportes que cedeu as instalações da Academia Portuária de Luanda para a realização do evento. O encontro tem o formato inteiramente presencial, tendo como facilitadora principal a formadora Lara Amado.
A formação que tem a duração de 9 dias, vai reunir na Academia do Porto de Luanda 30 jovens que irão aprender de raiz a criar a sua marca nas redes sociais, a gerir marcas, noções básicas de empreendedorismo e feminismo, e uma parte prática que inclui a confecção de pensos reutilizáveis impermeáveis.
Olga Lourenço, uma das participantes, espera com esta formação não somente aprender a criar a sua marca, mas também a empoderar outras mulheres jovens. “Minha expectativa nesta formação, é adquirir conhecimento necessário para criar a minha marca e os meus pensos, mas também passar oensinamento a outras mulheres para que sejamos muitas a empreender”, disse a formanda.