No mesmo ano, a tendência de crescimento de utilizadores na plataforma, para a busca de emprego recebeu cerca de 300 registos diários, informa uma nota de imprensa que o Poc Notícias teve acesso.
Por outro lado, a mesma nota cita que em 2020 os candidatos registados no portal, 44% têm formação superior, 36% tem entre os 26 a 30 anos de idade e 25% dos candidatos tem entre 6 a 10 anos de experiência.
Em 2020 cerca de 9.000 ofertas de emprego foram divulgadas por via da plataforma Jobartis. O sector de prestação de serviços foi o que mais recrutou.
Os sectores que mais recrutaram
No ano passado, segundo o estudo de mercado da Jobartis, o sector de actividade das empresas que mais recrutaram são os seguintes:
1º Prestação de Serviço 12,88%,
2º Consultoria 9,61%,
3º Distribuição/Comércio a Grosso e Retalho 9,54%
4º Indústria Transformadora/Produção 8,96%
5º Construção/Imobiliário 7,97%
Com principal destaque para a ausência do sector de Petróleo e Gás / Mineração que diferente do ano 2019, em 2020 não se encontra presente nos 5 sectores que mais recrutaram.
O Top 5 referente a 2020 indicou que as ofertas de emprego estiveram mais relacionadas com as áreas de Engenharia, Vendas e Atendimento ao Cliente, Finanças e Contabilidade, Profissionais, Operários e Ofícios, Administração e Apoio de Escritório.
Os resultados apresentados, são resultados de um estudo da Jobartis, realizado no mercado de trabalho em Angola, referente ao ano 2020.
Actualmente, a Jobartis tem um número de mais de 11.000 empresas utilizadoras da sua plataforma e mais de 750.000 candidatos a emprego registado, sendo a maior base de dados de profissionais em Angola.
A plataforma online tem permitido o contacto efectivo e simplificado entre os candidatos e os empregadores, durante o ano de 2020. A mesma foi actualizada com a ferramenta de vídeo entrevista, que permitiu às empresas seguirem com os processos de recrutamento, apesar das limitações de circulação no país, bem como a implementação da maior ferramenta para avaliação de competências do mundo com o propósito de permitir um recrutamento online completo e de qualidade.
Por: Ana Atalmira