POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A plataforma agregadora de rádios on-line e podcast, Rádio Play Digital, está no ar desde Dezembro de 2021 e até a data já tiveram acesso cerca de 785 mil ouvintes, uma média de mil ouvintes por dia, 31.500 por mês e mais ou menos 379 mil ouvintes por ano, segundo um comunicado partilhado aos orgãos de comunicação.
______________________
A plataforma Rádio Play Digital agrega, hoje, 41 rádios, sendo que 28 são angolanas, 9 são portuguesas, 2 são brasileiras e 1 cabo-Verdiana. Destes ouvintes, 40% estão em Angola e outros 60% estão em Portugal, Estados Unidos, Espanha, China, Holanda, Noruega e Alemanha,
O documento avança ainda que das dez rádios mais ouvidas constam a rádio MFM, a LAC, a Ecclesia, a rádio Essencial, a Romântica, Afri Rádio, a rádio escola, bem como o Observador de Portugal.
Em termos gerais, os podcasts mais ouvido na plataforma são: o “Economia 100 Makas”, de autoria de Carlos Rosado de Carvalho, transmitido na rádio MFM, seguido do “Café da Manhã”, apresentado por José Rodrigues, na rádio LAC, “O Estado da Nação”, da MFM apresentado por Alves Fernandes, ”Manhã Desporto”, da LAC, apresentado por Mateus Gonçalves, “Discurso Directo” e ”Revista de imprensa”, ambos da rádio Ecclesia, ”Conversa à quarta” e “João2pontos”, ambos da MFM, que já não se encontram no ar, “Resenha Informativa”, da Rádio Ecclésia e por último as “Conversas essenciais”, da radio essencial, com apresentação de Teixeira Cândido e Graça Campos.
O podcast cujo record de audiência em transmissão em directo desde que a nossa plataforma entrou em funcionamento, com cerca de três mil pessoas a acompanhar ao vivo, e cerca de cinco mil pessoas a ouviram em podcast até à data, foi a entrevista de Isabel dos Santos, na rádio Essencial, seguido da entrevista do deputado do MPLA, Boa Vida Neto, na rádio Eclésia e por último a entrevista do ex-secretário para informação do MPLA, Rui Falcão, no programa Café da Manhã da LAC, Sendo que os podcasts, podem ser ouvidos, quantas vezes quiser e aonde quiser.
De acordo com fundador e mentor do projecto, Álvaro Fernandes, a plataforma surge da necessidade de poder agregar num só site várias rádios em língua portuguesa, e também de se colmatar o défice de podcasts nas rádios em língua portuguesa, concretamente em Angola, Cabo-verde, Moçambique, Guine Bissau e São Tomé e Príncipe, pretendendo, igualmente, incentivar a produção de podcasts neste universo da língua portuguesa, pois a rádio play digital é o arquivo do futuro.
“A plataforma surge da necessidade de poder agregar num só site várias rádios em língua portuguesa, e também de se colmatar o défice de podcasts nas rádios em língua portuguesa, concretamente em Angola, Cabo-verde, Moçambique, Guine Bissau e São Tomé e Príncipe”
Neste espaço, os autores de podcasts podem, inclusive, inserir programas antigos que sejam de grande importância. Por outro lado, pessoas singulares, organizações empresariais, partidárias, não partidárias, têm assim a possibilidade de criar podcasts, usando esta ferramenta para comunicarem com os respectivos públicos, de forma independente, ou seja, sem terem de estar acoplados a alguma rádio.
Por conseguinte, esta plataforma constituiu um espaço que reúne as rádios online de língua portuguesa existentes em todo o mundo. E para fazerem parte da plataforma é necessário que as rádios tenham emissão online e a sua adesão e gratuita.
No comunicado partilhado à imprensa, destaca-se que depois de 2 anos no ar, a Rádio Play Digital é uma ferramenta útil para alunos de comunicação e jornalismo, bem como para gestores de comunicação institucional, uma vez que têm acesso a um grande acervo de podcats produzidos por vários autores e rádios deste grande universo da língua portuguesa.
Para aceder a plataforma basta aceder o endereço www.radioplaydigital.com e poderá ter acesso de um universo de rádios em directo e vários programas em podcast de forma gratuita.