Actualmente cerca de 45 mil e 500 cidadãos angolanos vivem fora do país, segundo dados apresentados ontem, 17 de Junho, em Luanda, durante a celebração do segundo aniversário do Instituto das Comunidades Angolanas no exterior e serviços consulares.
Durante o evento que decorreu ontem, em Luanda, o Serviço Nacional de Identificação anunciou que foram emitidos desde 2020, mais de 39 mil bilhetes de identidade para cidadãos residentes no exterior, sendo que Portugal lidera a lista com mais de 27 mil bilhetes emitidos, seguido da França com mais de sete mil e Brasil com cinco mil bilhetes emitidos.
Segundo Aristides Viegas Marques, director Nacional de Identificação, Registos e Notariados, actualmente estão em funcionamento 37 postos com disponibilidade de serviços do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, distribuído em 18 países de quase todos os continentes.
“Este marco significativo reflete os esforços constantes para garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua localização, tenham acesso aos serviços essenciais que lhes permitem exercer plenamente seus direitos e deveres civis”
A emissão dos Bilhetes de Identidade para cidadãos no exterior foi realizada por meio de uma rede de consulados e embaixadas, além de iniciativas itinerantes que visam alcançar comunidades em regiões remotas. Este esforço é parte de uma estratégia abrangente para melhorar a acessibilidade e a eficiência dos serviços consulares.