A Ordem dos Contabilistas e dos Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA) deu início, na quarta-feira, 7 de Janeiro de 2026, a um processo de avaliação em massa que abrange mais de 4 candidaturas submetidas à instituição, entre pedidos de admissão de membros singulares e processos de certificação de entidades colectivas.
POC NOTÍCIAS | DOMINGOS BARROS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
De acordo com a OCPCA, encontram-se em análise cerca de 4.080 candidaturas de estagiários, a par de mais de 200 candidaturas de empresas que concorrem à certificação profissional. Parte significativa destes processos encontrava-se pendente de avaliação desde 2022, situação que motivou a adopção de medidas excepcionais para acelerar a regularização dos dossiês acumulados.
Com o objectivo de pôr termo à longa espera enfrentada pelos candidatos, a Ordem constituiu uma Task Force composta por membros efectivos da OCPCA, com a missão de avaliar, até ao final do mês de Janeiro, todos os processos pendentes à data do arranque da iniciativa. A medida visa conferir maior celeridade, transparência e eficiência ao processo de admissão e certificação profissional.
Com esta acção, a Ordem dos Contabilistas e dos Peritos Contabilistas de Angola pretende normalizar o fluxo de candidaturas, reforçar a credibilidade do processo de certificação e responder às expectativas de milhares de profissionais e entidades que aguardam a sua integração formal na instituição.
@pocnoticias.ao




