POC NOTÍCIAS: Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: Cedidas
A SOIK Investments laçou na noite desta Quarta-feira, 10 de Agosto, em Luanda, a Edição 2022 da maior Competição Mundial de Estratégia e Gestão o “Global Management Challenge (GMC)”, organiza em Angola, desde 2007.
Trata-se de uma Competição de periodicidade anual que desenvolve programas específicos para empresas com recurso a um simulador de gestão de empresas cotadas em bolsa e que contribui no processo de formação e desenvolvimento de competências dos jovens universitários.
No acto de lançamento, o porta-voz do GMC, Fernando Assunção, disse que “esta Competição dá oportunidade aos jovens universitários e profissionais de distintas áreas, a demonstrar as suas habilidades técnicas em matérias de gestão de empresa e a desenvolver as suas capacidades cognitivas, ao nível da análise e tomada de decisão”.
A Competição Global Management Challenge, envolve equipas de universidades empresas e instituições públicas e privadas. No acto de lançamento, foi destacado que a equipa vencedora vai representar o país na Final Internacional, num pais a indicar, com presença das equipas vencedoras dos 35 países participantes.
O júri encarregue de nomear o vencedor do GMC 2022 inclui cinco personalidades, nomeadamente, Noelma de Abreu (presidente), Alves da Rocha (professor universitário), Carlos Rosado de Carvalho (economista), Nayol dos Santos (gestora) e Leonor Sá Machado (consultora).
“São quatro as fases mais importantes da Competição. 01 Agosto a 30 Setembro período de inscrição das equipas no site www.gmc.ao; 11 Outubro é o início da Competição; 12 Dezembro vamos ter a final presencial e 14 Dezembro vamos realizar a Gala de Premiação em Luanda”, avançou João Matosos Henriques, CEO da SDG, empresa que criou e gere, há mais de 40 anos, o Global Management Challenge.
Na Competição, os concorrentes, distribuídos por equipas de 5 elementos cada, competem entre si, gerindo empresas virtuais, como se fossem empresas reais, através do recurso a um sofisticado e potente sistema informático (simulador de gestão), que simula a actuação/decisão de cada equipa num ambiente empresarial competitivo, tendo em conta a concorrência e o contexto económico de um dado mercado.
Interagem tomando decisões como se fossem responsáveis pelas principais áreas de gestão da empresa (Finanças, Recursos Humanos, Produção, Marketing, Comercial/Vendas), o que lhes permite ganhar uma visão mais ampla sobre a problemática de gestão de uma empresa, bem como o impacto e a importância que as suas decisões acarretam para a organização.